
Do ATUAL
MANAUS – O deputado Roberto Cidade, presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), anunciou que entrará com ação na Justiça contra a concessionária Amazonas Energia por apagões em Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus). A interrupção no fornecimento, segundo o deputado, ocorre com frequência na zona rural do município.
Roberto Cidade disse que o prefeito Lúcio Flávio (PSD) relatou falta de energia também na cidade que afetou três Unidades Básicas de Saúde e prejudicou mil alunos que ficaram sem aulas.
“Se até sexta-feira (23) a concessionária não der uma resposta concreta, vamos judicializar”, afirmou o parlamentar. “Um município do tamanho de Manicoré [com 53.914 habitantes] não pode continuar passando por essa situação”, acrescentou.
Segundo o deputado, 15 comunidades foram afetadas pela suspensão no fornecimento de energia elétrica no município. “No mês passado, encaminhamos um requerimento à concessionária cobrando a realização dos reparos de forma imediata, mas, infelizmente, nada melhorou, pelo contrário, piorou”, reclamou.
As comunidades afetadas, conforme o deputado, são: Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Terra Preta, Vista Alegre e Jatuarana.
“Estamos diante de uma omissão inaceitável. Um serviço público essencial está sendo negligenciado, e isso tem impacto direto na dignidade da nossa população. Por isso, a Assembleia vai agir com rigor e, por meio da ação judicial, buscar uma solução jurídica para responsabilizar a concessionária e garantir o restabelecimento imediato da energia elétrica”, enfatizou.
Em nota à Aleam, a Amazonas Energia justificou a falta de fornecimento de energia devido ao rompimento do cabo subaquático. O reparo não tem previsão para ser concluído em função da complexidade do cabo, que fica no leito do rio.