O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

No Vaticano, padre sinodal sugere que Igreja Católica reveja uso do ouro

21 de outubro de 2019 Dia a Dia
Compartilhar
Brumadinho
Padre Dario Bossi critica a mineração da Vale na Amazônia e em Minas (Foto: Embaixada de Israel/Divulgação)

Por Fabiano Maisonnave, da Folhapress

ROMA, ITÁLIA – Radicado há 15 anos no Brasil, o padre italiano Dario Bossi defendeu nesta segunda-feira (21) que a Igreja Católica reveja o tradicional uso do ouro em seus objetos sagrados.

“Seria um sinal muito forte se a igreja evitasse o ouro em suas liturgias e cerimônias”, afirmou Bossi, 47, durante entrevista coletiva no Vaticano com participantes do Sínodo da Amazônia. “O uso sóbrio dos símbolos religiosos é uma chamada para a nossa igreja”.

A declaração de Bossi foi em resposta a uma pergunta do padre jesuíta norte-americano Thomas Reese, colunista da publicação National Catholic Reporter. Ele afirmou que, apesar dos problemas associados à extração de diamante e ouro, ambos continuam sendo usados pela igreja no “sacramento do matrimônio” e em adornos sagrados.

Ao defender a revisão do emprego do ouro pela igreja e pela sociedade em geral, Bossi afirmou que apenas 10% do metal é usado em processos úteis. “O resto fica armazenado ou é usado para joalheria.”

De acordo com o World Gold Council (Conselho Mundial do Ouro), 52% da demanda mundial vem da indústria joalheira. Em segundo lugar, aparece a produção de barras e moedas, com 27%. O emprego em tecnologia vem em seguida, com 9%. O cálculo foi feito sobre o destino da produção entre 2008 e 2017.

No Brasil, o missionário comboniano é membro da Rede Igrejas e Mineração e da Comissão Especial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a Mineração. Em Roma, está como padre sinodal (com direito a voto) e representa “todas as vítimas do extrativismo predatório”, como declarou em entrevista recente à Rádio Vaticano.

Durante a coletiva, Bossi, que morou por 11 anos em Açailândia (MA) e hoje está radicado em São Paulo, criticou duramente a atuação da Vale na Amazônia e em Minas Gerais, além do garimpo ilegal de ouro. “Ninguém mais suporta esse sistema na Amazônia.”

A Rede Igrejas e Mineração foi criada em 2015. De caráter ecumênico e com atuação em toda a América Latina, tem presença no Brasil, na Colômbia e no Equador, entre outros países. Atualmente, a iniciativa prepara uma campanha de desinvestimento da mineração.

“É uma rede que tenta acompanhar as comunidades de fé atingidas por atividades mineiras e, a partir da espiritualidade, tenta fortalecer a resistência, dar visibilidade às denúncias e sensibilizar as instituições religiosas com respeito à necessidade de defesa dessas comunidades”, diz o religioso.

A Comissão Especial da CNBB para a Mineração e a Ecologia Integral, explica Bossi, foi criada no mês passado. Sua missão é auxiliar bispos e dioceses sobre o papel da igreja com relação aos impactos da atividade dentro do Brasil.

ENTENDA O SÍNODO

O que é sínodo
O Sínodo dos Bispos é uma reunião episcopal de especialistas. Convocado e presidido pelo papa, discute temas gerais da Igreja Católica (como juventude, em 2018), extraordinários (considerados urgentes) e especiais (sobre uma região). Instituído em 1965, acontece neste ano pela 16ª vez.

Especial Amazônia
Anunciado em 2017 pelo papa Francisco, o Sínodo da Amazônia trata de assuntos comuns aos nove países do bioma, organizados em dois eixos: pastoral católica e ambiental. Depois de meses de escuta da população local, bispos e demais participantes se reúnem entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano.
 
Para que serve
O sínodo é um mecanismo de consulta do papa. Os convocados têm a função de debater e de fornecer material para que ele dê diretrizes ao clero, expressas em um documento chamado exortação apostólica. As últimas duas exortações pós-sinodais foram publicadas cerca de cinco meses depois de cada assembleia.

Quem participa
O Sínodo da Amazônia reúne 185 padres sinodais (como são chamados os bispos participantes), sendo 57 brasileiros. Além dos bispos da região, há convidados de outros países e de congregações religiosas. Também participam líderes de outras comunidades cristãs, da população e especialistas -no total, há 35 mulheres. O papa costuma presidir todas as sessões.

Principais polêmicas
Este sínodo tem recebido críticas do governo brasileiro, incomodado com o viés ambiental e pressionado pela situação na Amazônia, e da ala conservadora da igreja, que vê como inapropriado o debate sobre a ordenação de homens casados como sacerdotes, a criação de ministérios oficiais para mulheres e a incorporação de costumes indígenas em rituais católicos.

Notícias relacionadas

Lei cria premiação em dinheiro para servidores da saúde em Manaus

Justiça reduz pena de prisão de homem que ateou fogo na esposa

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

Escola deve ser suporte para identificar violência contra crianças e adolescentes

Prefeito usa farda de gari para entregar caminhões de coleta de lixo

Assuntos Dario Bossi, garimpo, Ouro, Sínodo da Amazônia
Valmir Lima 21 de outubro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

O ouro estava escondido em um tênis (Foto: Divulgação/PRF)
Dia a Dia

Passageiro de ônibus que saiu de Manaus tinha 4 quilos de ouro no tênis

14 de maio de 2026
Dragas de garimpo apreendidas por militares do Exército (Foto: CMA/Divulgação)
Dia a Dia

Militares destroem e apreendem material de garimpo ilegal avaliado em R$ 151 milhões

6 de maio de 2026
Ouro apreendido na operação estava em casa na zona centro-sul de Manaus (Foto: PM-AM/Divulgação)
Política

Câmara dos Deputados aprova PL que institui rastreamento e taxa no comércio de ouro

23 de abril de 2026
Dia a Dia

Logística de garimpo ilegal envolvia bens avaliados em R$ 902 milhões

24 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?