Do ATUAL
MANAUS – O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, disse que haverá mudança nos agendamentos de consultas e exames no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, após a unidade registrar superlotação na manhã desta sexta-feira (9).
De acordo com Samad, para diminuir o absenteísmo, que é a falta de pacientes à consultas marcadas, o hospital passou a agendar atendimentos a mais. Segundo ele, os serviços são confirmados via SMS e WhatsApp e o paciente tem até 15 dias para ir à unidade hospitalar. No entanto, em razão do ponto facultativo nesta sexta-feira, muitos pacientes aproveitaram a folga e resolveram ir no mesmo dia, o que gerou a superlotação no local.
“A marcação a mais ocorreu. A gente marcou a mais porque o absenteísmo é muito grande. E eu creio que, por força do feriado, aqueles que tinham direito a 15 dias, esses que foram marcados a mais, muita gente não está trabalhando hoje, terminaram vindo na consulta e isso superlotou. Nem a direção do hospital esperava tanta gente para atendimento, porque não é a média”, afirmou Samad.
De acordo com a SES, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior.
Samad associa o alto índice de absenteísmo à distância do hospital e à relação com a Covid – o hospital foi referência no atendimento de pacientes com Covid-19. “As pessoas faltavam muito às consultas e exames. Por exemplo, você marcava 20 e vinham oito pacientes consultar somente”, afirmou Samad.
“A gente tem que reduzir essas filas. E você marcar em um hospital de excelência como esse 20 [consultas] e aparecerem oito ou seis [pacientes] para consultar é muito ruim. As estratégias todas foram para diminuir, melhorar o atendimento e diminuir as filas. Todas combinaram num dia só”, completou Samad.
O secretário afirmou que, em razão da superlotação registrada nesta sexta-feira, o hospital evitará agendar consultas para dias entre feriados e fins de semana. “Nós vamos, nesses feriados, evitar marcação a mais, tentar diminuir [o número de agendamentos], traçar estratégias para que não aconteça novamente”, afirmou Samad.
De acordo com a SES, equipes do hospital se mobilizaram para atender a grande demanda. Por volta de 10h30 o atendimento foi normalizado. “O atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento”, informou a secretaria, em nota.
Erro
Samad afirmou que houve erro na marcação de consultas de endocrinologia. “Endocrinologia realmente foi um erro de marcação. Estes pacientes serão remarcados”, afirmou o secretário.
A diretora do hospital, Cinthia Rodrigues, informou que 40 pacientes tiveram atendimentos remarcados. “Dentro de 15 dias todos passarão por atendimento”, afirmou.
Leia a nota da SES na íntegra:
Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informa que, após um pico no fluxo de pacientes nas primeiras horas da manhã, nesta sexta-feira (09/06), o atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento.
A SES informa que, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior. A unidade de saúde, que é referência de atendimento assistencial, segue trabalhando para melhorar cada vez mais os fluxos e o atendimento à população.
Por conta do absenteísmo , o hospital adotou uma série de iniciativas para combater estas ausências, entre elas a extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros.
Vale reforçar que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, o paciente é informado sobre a hora do atendimento, não havendo necessidade de chegar à unidade com muita antecedência. É importante ressaltar, ainda, que o paciente aguarde a confirmação de consulta via contato telefônico (SMS e WhatsApp), como é padrão na unidade de saúde.
Nesta sexta-feira, a equipe do hospital aproveitou para realizar a atualização cadastral das pessoas que aguardavam o atendimento, uma vez que muitas estavam com os números de telefones desatualizados.
Nada justifica a superlotação nos hospitais a não ser a falta de planejamento e a incompetência do secretário. As filas se tornam grandes por que os médicos se acham deuses e fazem o que bem entendem. É inadmissível a consulta ser marcada para 07:00h e o médico só chegar às 10:00h. Não existe esse negócio de absenteísmo. O que existe é pura falta de planejamento por parte da SES. O paciente não vai esperar 4 meses para a liberação de uma consulta e no final não ir.