O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Manaus perderá contrato com 24 médicos e secretária fala em “defasagem temporária”

26 de novembro de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
Médicos fazem parte do programa Mais Médicos para o Brasil (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Da Redação

MANAUS – A rede pública municipal de saúde em Manaus perderá 24 profissionais do programa ‘Mais Médicos para o Brasil’. Os contratos deles serão encerrados em fevereiro de 2022 e não há previsão de que sejam prorrogados. A secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe disse que Manaus passará por uma defasagem “temporária” e que procura outras alternativas para suprir a falta dos profissionais.

Shádia Fraxe disse que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que os contratos sejam renovados. “Nós teremos apenas uma defasagem temporária de profissionais, porque a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando em outras alternativas para garantir o acesso pleno da população à atenção primária. A articulação com a equipe do Ministério da Saúde faz parte deste conjunto de alternativas”, complementou.

Segundo a secretária, o ministro não confirmou que os contratos serão prorrogados, mas disse que as regiões Norte e Nordeste terão 55% das vagas do programa Mais Médicos para o Brasil em 2022. Ele não informou quanto dessa porcentagem será destinada para cada estado ou município.



Manaus tem 153 profissionais da saúde, que fazem parte do programa. Fraxe afirmou que o ministro foi sensível quando prometeu as vagas, mas que elas já se encerram com a expectativa de causarem danos ao atendimento. “A cidade de Manaus foi muito afetada em relação a profissionais de saúde nos últimos anos. O Ministério da Saúde foi sensível conosco na Região Norte com o programa Mais Médicos e ofertou vagas a mais, mas esse contrato acaba em fevereiro. Temos esse compromisso de levar médicos para Manaus”, disse a secretária.

No início deste ano, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello publicou a Portaria nº 79, de 18 de janeiro, em que abriu 72 vagas no Mais Médicos para o Brasil destinadas ao Município de Manaus. O prazo de trabalho é de um ano e sem possibilidade de prorrogação.

Notícias relacionadas

Vereador quer abrir ‘caixa preta’ do transporte público em Manaus

MP ajuíza ação por ingresso gratuito a deficientes pela internet para show do ‘Guns’ em Manaus

David diz que vai pagar Fundeb neste ano, ‘mas para quem merecer’

Com 2.293 casos, varíola dos macacos atinge ‘alerta máximo’ no Brasil

Aluna no AM ganha indenização por concluir curso sem registro no MEC

Assuntos manchete, médicos, Ministério da Saúde, Semsa, shádia fraxe
Redação 26 de novembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter
1 Comment
  • Ana disse:
    28 de novembro de 2021 às 10:44

    E o concurso alardeado pelo Sr Prefeito nasa redes sociais????
    Sobrecarga de trabalho! Exigêncais absurdas e sem sentido em todos os setores!! Ninguem vê onde está sendo investido os recursos pq há carência em todos os setores e o buraco só aumenta!!! Faltam todos os profissionais em todos os setores – recursos humanos muito abaixo do necessário!! Administrativos, tecnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontológos …
    E nem culpem a pandemia pq entra ano e sai ano e nada muda, infelizmente…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ônibus novos vão circular a partir de segunda-feira (Foto: João Viana/Semcom)
Política

Vereador quer abrir ‘caixa preta’ do transporte público em Manaus

9 de agosto de 2022
Contrato para professor é temporário por um ano (Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM)
Política

Herdeiro de professor precisará de alvará judicial para receber Fundef

9 de agosto de 2022
Cesta-básica
Economia

Brasil registra queda de preços pela primeira vez desde maio de 2020

9 de agosto de 2022
ministro Alexandre de Moraes
Economia

Alexandre de Moraes suspende efeitos do decreto que zera IPI dos concentrados

8 de agosto de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?