
Do ATUAL
MANAUS – Pelo terceiro dia consecutivo, a fumaça deixa o ar em Manaus sufocante. Na manhã desta terça-feira (31), a qualidade do ar é péssima em algumas áreas e muito ruim na maioria da capital, segundo o Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). A cor é vermelha (muito ruim) na escala que vai de boa (verde) a péssima (roxo). A situação é a mesma registrada no domingo (29) e na segunda-feira (30).
O ar muito ruim ocorre no Tarumã, Cidade Nova, São José Operário, Parque 10 de Novembro, Compensa, Centro, Distrito Industrial, Japiim, Alvorada, Dom Pedro, Ponta Negra, grandes áreas habitacionais de Manaus.
Nos bairros Aparecida, Morro da Liberdade, Vila Buriti, Adrianópolis, Armando Mendes a qualidade do ar é péssima.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registra 243 focos de queimadas na Região Metropolitana de Manaus desde domingo. A maioria dos incêndios em áreas de mata ocorre nos municípios de Presidente Figueiredo (17 focos), Autazes (14), Careiro da Várzea (13), Careiro (12), Itacoatiara (10) e Rio Preto da Eva (2).
A fumaça inviabiliza a chuva. É que as partículas de fumaça tornam algumas nuvens mais densas e mais comprimidas com pequenas gotículas. Essa combinação significa que a água existente nelas está menos propensa a cair na forma de chuva.
O processo natural de formação das nuvens ocorre quando o vapor d’água na atmosfera se condensa em gotículas ao redor de pequenas partículas que flutuam no ar. Mas há um limite de água na atmosfera, especialmente no verão. Se houver apenas poucas partículas viscosas para essa pequena quantidade de água aderir, a água acabará se depositando apenas nessas poucas partículas, formando gotículas grandes. Contudo, se houver muitas partículas pequenas disponíveis, a água poderá se dispersar, formando um caleidoscópio cintilante de gotículas pequenas.
Os incêndios também afetam a própria atmosfera. Partículas de fumaça são escuras, por isso, absorvem a luz solar e aquecem a si mesmas e o ar ao seu redor. Ao mesmo tempo, as nuvens mais densas que ajudam a formar são brilhantes e, por isso, refletem muita luz solar, o que impede o sol de aquecer o solo.
Nas redes sociais, os manauaras reclamam da dificuldade de respirar. Alegam mal-estar e náuseas. Também se queixam que a fumaceira permanece afetando a cidade. Alguns moradores da capital reclamam que faltaram ao trabalho devido a problema de saúde que atribuem à fumaça.
No Careiro, queimadas às margens da BR-319 mudam a paisagem. Áreas antes verdes hoje são marrons, efeito do fogo sobre a vegetação.

