Do ATUAL
MANAUS – A fumaça voltou a encobrir Manaus na manhã deste domingo (29). Na maioria dos bairros da capital amazonense, a qualidade do ar está péssima. O nível de poluição na zona norte é o pior, segundo a plataforma Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), que tem sensores espalhados pela cidade.
A plataforma Selva classifica a poluição do ar em cinco níveis: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima. Em onze estações espalhadas pelas zonas norte, sul, leste e oeste da cidade, os sensores indicam que qualidade do ar está no nível mais crítico.
Na zona norte, o nível de poluição, inclusive, ultrapassa a classificação de “péssimo”. Fotografias registradas nesta manhã mostram a fumaça encobrindo as casas no conjunto Monte das Oliveiras, bairro Cidade Nova.
A fumaceira é originada de incêndios na Região Metropolitana de Manaus, formada por 13 cidades. O problema se agrava no período da estiagem, em que há escassez de chuva.
No fim do mês passado e início deste mês, o problema foi registrado na capital amazonense. Prédios e pontos turísticos na cidade desaparecem sob a nuvem de fumaça. A qualidade do ar melhorou após chuvas em quatro dias consecutivos.
Desde o mês passado, o governo federal e o Governo do Amazonas realizam ações contra os focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros combateu 2.509 incêndios no estado entre 12 de julho e 27 de outubro, conforme boletim divulgado neste sábado (28).