Da Redação
MANAUS – A Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência na análise de projeto que libera mineração em terra indígena. Foram 279 a favor e 180 contra. Dos 8 deputados amazonenses, cinco votaram a favor, um estava ausente, um votou contra e outro presidiu a sessão. Marcelo Ramos (PSD), vice-presidente da Câmara, comandou a votação. O voto contrário foi de José Ricardo (PT).
O projeto do governo federal “estabelece condições específicas para a realização da pesquisa e da lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos em terras indígenas e institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas”. A proposta começou a tramitar em fevereiro do ano passado.
O pedido de urgência foi apresentado pelo líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), e precisava de 257 votos para ser aprovado.
Ainda que passe na Câmara, a expectativa é que o Senado segure a votação do projeto, a exemplo do que fez com outros textos controversos, como o que trata de regularização fundiária e o de licenciamento ambiental.
Confira como votaram os deputados do Amazonas
Alberto Neto (Republicanos) – SIM
Átila Lins (Progressista) – AUSENTE
Bosco Saraiva (Solidariedade) – SIM
José Ricardo (PT) – NÃO
Marcelo Ramos (PSD) – presidia a sessão
Pablo Oliva (PSL) – SIM
Sidney Leite (PSD) – SIM
Silas Câmara (Republicanos) – SIM