Por Mariana Carneiro, da Folhapress
BRASÍLIA – A Justiça rejeitou nesta quinta-feira, 6, a denúncia oferecida contra o jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, no caso do hackeamento de autoridades.
O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal do Distrito Federal, escreveu em sua decisão que deixa de receber, por ora, a denúncia diante da controvérsia sobre a amplitude da liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os demais investigados viraram réus.
Como mostrou a Folha de S.Paulo em janeiro, para o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a denúncia do Ministério Público Federal contra o jornalista desrespeita a decisão que deu em agosto do ano passado.
O entendimento do ministro é que o oferecimento da denúncia é um ato que visa à responsabilização do fundador do site The Intercept Brasil.
O despacho de Gilmar Mendes determinava justamente que as autoridades públicas e seus órgãos de apuração se abstivessem de “praticar atos que visem à responsabilização do jornalista Glenn Greenwald pela recepção, obtenção ou transmissão de informações publicadas em veículos de mídia, ante a proteção do sigilo constitucional da fonte jornalística”.
A imprensa precisa repassar a verdade pro leitor, veja bem, o Juiz não recebeu a denúncia contra esse jornalista de araque em virtude de uma liminar sem sentido do todo poderoso ministro Gilmar Mendes que concedeu uma invenção que afronta a CF e o Juiz em sua decisão concorda com o MP que o jornalista cometeu sim um crime, no entanto, infelizmente não pode ir contra uma decisão do beiçola do Gilmar Mendes e agora precisamos pressionar para que o STF reveja essa decisão do beiçola.