O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
zmanchete

Juiz manda TCE demitir servidores não concursados de cargos de confiança

4 de setembro de 2017 zmanchete
Compartilhar
Fotos dos conselheiros foram por unanimidade (Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE)
Tribunal de Contas do Estado vai recorrer da decisão do juiz Leoney Figlioulo (Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE)

Por Lúcio Pinheiro, da Redação

MANAUS – O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual Leoney Figlioulo determinou que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Amazonas exonere de cargos de confiança todos os servidores não concursados. O magistrado decidiu ainda que o tribunal preencha essas funções de confiança exclusivamente com funcionários efetivos.

A decisão foi tomada no julgamento de uma Ação Civil Pública do MP-AM (Ministério Público Estadual), que pedia a exoneração de servidores temporários inconstitucionalmente efetivados por uma lei criada por Amazonino Mendes (PDT) na última passagem dele pelo governo, em 2000.

A legislação efetivou servidores tanto do Legislativo, entre eles os do TCE, como do Executivo. Só desse último foram mais de 10 mil pessoas. A Lei 2.624/2000 já foi julgada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a demissão dos funcionários.

O juiz alegou que não poderia decidir pela exoneração total dos servidores, como quer o MP-AM, porque o assunto já é objeto de decisão do STF. Por isso ele determinou a saída dos funcionários apenas das funções de confiança. O magistrado mandou também o TCE extinguir todos os cargos comissionados criados inconstitucionalmente.

Ao juiz, a presidência do TCE informou que há 173 servidores no tribunal que conseguiram estabilização no órgão por meio da lei criada por Amazonino. E que em toda a estrutura do Estado do Amazonas haveria mais 18 mil, aproximadamente. Diante da informação, o magistrado pede na decisão que o MP-AM amplie sua investigação.

Para Leoney, apesar da efetivação dos servidores ser imoral e ilegal, decidir agora pela exoneração imediata deles provocaria o caos no TCE. “Embora condenável pela imoralidade e ilicitude, é um fato real, que não pode ser desconsiderado, uma vez que a saída repentina deste contingente acarretará, inevitavelmente, verdadeiro caos no âmbito daquela Corte de Contas”, escreveu o juiz em um trecho da decisão.

Procurado pela reportagem, o presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, disse que vai recorrer da decisão.

Pedido a Amazonino

Quando esteve no TCE, no dia 28 de agosto, o governador eleito Amazonino Mendes ouviu de um grupo de servidores pedidos para que eles não sejam demitidos. O político prometeu estudar o caso quando assumir o cargo.
Por ser impopular, nenhum dos governantes anteriores se arriscou a demitir os funcionários. Agora, o governador tampão, que aprovou a lei, terá de resolver o problema. Isso porque da decisão do STF não cabe mais recursos.

Os servidores estaduais que se enquadram na situação só não foram demitidos ainda porque o Governo do Amazonas apresentou recursos pedindo que o STF abrande, pelo menos, a forma como o Estado cumprirá a sentença. O governo pede, por exemplo, que os servidores que já estão aposentados não sejam prejudicados.

Promoção

Além de serem efetivados por meio de uma lei inconstitucional, muitos desses servidores chegaram a ser promovidos para funções de nível superior, apesar de terem ingressado no órgão para ocuparem, temporariamente, cargos de nível médio.

Em 2015, o TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) declarou o reenquadramento dos servidores inconstitucional. Seguido à decisão do TJAM, o presidente do TCE à época, conselheiro Josué Filho, apresentou um projeto de lei na ALE-AM aumentando o salário desses funcionários. O objetivo era compensar a perda salarial que eles teriam voltando para funções de nível médio. Sob protestos, a matéria foi aprovada.

Para o MP-AM e a ANTC (Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas), o projeto foi uma forma que o TCE encontrou para não cumprir a determinação do TJAM.

Confira a decisão do juiz Leoney Figlioulo:

 

Notícias relacionadas

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Traficantes pulam no rio, fogem e deixam 2,5 toneladas de maconha e armas no barco

FVS registra 232 mortes de bebês menores de 1 ano em 4 meses no Amazonas

Câmara informa ao STF que ‘aprecia’ pedidos de viagens de Mário Frias ao exterior

Câmara aprova projeto que derruba sigilo sobre gastos públicos

Assuntos Amazonas, Amazonino Mendes, cargos de confiança, demissão, exoneração, STF, TJAM, Tribunal de Contas
Valmir Lima 4 de setembro de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
5 Comments
  • Karyn disse:
    8 de setembro de 2017 às 18:50

    No Amazonas não se cumprem leis. Aqui a ordem é invertida! Duvido esses juízes conseguirem que se cumpra a lei. Desde a promulgação dessa lei Amazonino ouço essa novela.no TCE se paga pra ver e rir na cara da Lei.

    Responder
  • Karyn disse:
    8 de setembro de 2017 às 18:52

    No Amazonas não se cumprem leis. Aqui a ordem é invertida! Duvido esses juízes conseguirem que se cumpra a lei. Desde a promulgação dessa lei Amazonino ouço essa novela.no TCE se paga pra ver e rir na cara da constituição. o sr Amazonino é claramente o dono do TCE e do Estado do Amazonas que vira piada no resto do País.

    Responder
  • WILLIAMS disse:
    27 de outubro de 2017 às 10:42

    NÃO CONSIGO ENTENDER COMO QUE SÓ AGORA DEPOIS DE ANOS E ANOS, QUEREM QUE ESSE PESSOAL SEJAM DEMITIDOS E OS QUE TEM QUASE CINQUENTA ANOS? COMO VÃO ARRUMAR VAGA NO MERCADO DE TRABALHO?
    É BRINCADEIRA ISSO, OU ENTÃO INDENIZEM O PESSOAL

    Responder
  • HAROLDO CHARLES disse:
    11 de maio de 2018 às 00:18

    nao tem em manaus juiz mais durao que o excelentissimo sr. dr. leoney.
    lembro me que um funcionario daquela Corte de Contas fez uma denuncia na tv e no Jornal A CRITICA, E ESTE FUNCIONARIO CONTINUA DEMITIDO, MAIS ELE FEZ O QUE O SR. MORO ESTA FAZENDO, SE FOSSE CUMPRIDO O QUE ELE PROLATOU NAQUELA SENTENCA EM FAVOR DESE FUNCIONARIO AQUI TAMBEM TERIA UMA LAVA A JATO

    Responder
  • Marcone disse:
    18 de agosto de 2020 às 07:37

    Efetivação de temporários. Essa situação ficou no esquecimento?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Carla Zambelli com o advogado Pieremilio Sammarco ao deixar a prisão (Foto: pierimilio68/Instagram)
Política

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

23 de maio de 2026
Cerca de 2,5 toneladas de maconha do tipo skank, três fuzis e munições foram apreendidos (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Polícia

Traficantes pulam no rio, fogem e deixam 2,5 toneladas de maconha e armas no barco

22 de maio de 2026
O levantamento mostra taxa de mortalidade infantil de 14,5 óbitos a cada mil nascidos vivos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Dia a Dia

FVS registra 232 mortes de bebês menores de 1 ano em 4 meses no Amazonas

22 de maio de 2026
Mário Frias informou que vai prestar esclarecimentos sobre viagens (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Política

Câmara informa ao STF que ‘aprecia’ pedidos de viagens de Mário Frias ao exterior

22 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?