Secretário de Saúde de Manaus afirma que Manaus tem áreas de risco, mas a maior parte da cidade é considerada de baixo risco

MANAUS – Reportagem do jornal inglês Financial Times do último dia 6 deste mês alerta torcedores do país que vêm ao Brasil para os jogos da Copa do Mundo sobre o risco de contrair dengue. De acordo com a publicação, Manaus é uma das cidades de médio risco da doença.
O Financial Times afirma que a “Copa do Mundo deste ano é o ambiente perfeito para surtos de dengue, uma das doenças mais desagradáveis da humanidade”. Citando um estudo feito por pesquisadores do Instituto Catalão de Ciências do Clima, de Barcelona, que prevê as chances de uma epidemia de dengue durante o Mundial, o jornal informa foi analisada a incidência da doença em mais de 550 microrregiões em todo o Brasil de 2000 a 2013. A conclusão do instituto é de que São Paulo, onde será realizada a cerimônia de abertura, e Brasília estão entre cinco cidades-sede de baixo risco (menos de 100 casos por 100.000 pessoas).
“As quatro cidades de médio risco incluem Rio de Janeiro e Manaus, onde a Inglaterra enfrenta a Itália, no dia 14 de junho. O maior risco, porém, é nas cidades do nordeste de Recife, Fortaleza e Natal (mais de 300 casos por 100.000 pessoas)”, diz a publicação.
Aos turistas que virão ao Brasil, o Financial Times orienta que usem repelente de insetos, usem roupas que encubram o corpo e durmam em quartos com ar-condicionado sob mosquiteiros.
O jornal dá informação de que na maioria das vezes a dengue provoca uma síndrome gripal, com febre, e pode levar ao tipo hemorrágico da doença, “uma condição potencialmente fatal em que os vasos sanguíneos começam a vazar. Não há vacina e não há cura”, diz.
Semsa: Manaus preparada
O secretário de Saúde de Manaus, Homero de Miranda Leão, disse que Manaus tem duas zonas (norte e leste) que hoje são consideradas de médio e baixo risco. Algumas áreas dessas zonas com maior risco da doença. “As zonas sul, centro-sul, oeste e centro-oeste são consideradas hoje de baixo risco”, disse o secretário.
Ele afirmou que a cidade está preparada para atender a qualquer pessoa que apresentar sinais de doenças tropicais ou qualquer problema de saúde. “Ao lado da Arena da Amazônia, no prédio do Hemoam, teremos a clínica do turista, preparada com profissionais treinados em diversos idiomas, para atender os turistas. Hoje, também, estaremos inaugurando o Centro de Operações de Saúde, que vai funcionar no bairro Parque 10, zona centro-sul, e que vai concentrar todas as ações de saúde durante o Mundial”, afirmou.
Sobre a dengue, o secretário informou que houve, nos últimos dias, uma redução dos casos da doença na capital, em grande medida em função do trabalho que vem sendo realizado nas zonas de maior risco.
Além do trabalho das secretarias de saúde do Estado e do município, haverá atendimento médico de emergência dentro da arena, por uma empresa contratada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).