Da Redação
MANAUS – Um dia depois de anunciar a paralisação dos serviços ambulatoriais em nove unidades de saúde da capital Manaus alegando falta de pagamento, o ITO-AM (Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas) divulgou nota para informar que recebeu nesta quarta-feira, 10, o pagamento referente ao mês de fevereiro.
Na terça-feira, depois de divulgar nota sobre a paralisação, a Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas) informou que o pagamento de fevereiro deveria ser efetuado nesta quarta.
O ITO-AM diz que, a pedido do governo, não houve a paralisação anunciada e que a solicitação foi acatada “Como mais um voto de confiança na administração estadual”.
Os médicos, no entanto, “lamentam” a informação do governador Wilson Lima, que na manhã desta quarta-feira disse a jornalistas que o governo estava com os pagamentos das empresas terceirizadas na saúde em dia.
“O ITO-AM afirma que continua sem receber pelos meses trabalhados de Outubro e dezembro de 2018 e espera solução para a quitação dos débitos”.
Leia a nota completa:
NOTA DO ITO-AM
O Instituto de Traumato Ortopedia do Amazonas, Empresa de especialidades Médicas que presta serviços em Nove estabelecimento de saúde da capital, informa que nesta quarta-feira, 10/04/19 recebeu um dos pagamentos que estavam em atraso, correspondente ao mês Fevereiro/19.
Os sócios médicos do ITO-AM, informam ainda que não houve nenhuma paralisação dos serviços nesta quarta-feira, como anunciado pela própria instituição, após solicitação do governo feita no dia anterior e acatada pela categoria como mais um voto de confiança na administração Estadual.
O ITO-AM reitera seu compromisso e responsabilidade com a população, que acompanha ao longo dos anos os problemas enfrentados pelo setor da saúde no estado, incluindo desvios de verba para a corrupção.
O Instituto de Traumato Ortopedia do Amazonas também lamenta a declaração do Sr Governador do Estado do Amazonas Wilson Lima, que afirmou durante coletiva com os jornalistas nesta quarta-feira na sede do Governo que “todas as empresas e cooperativas estão recebendo em dia” e que “não há nenhuma empresa, nenhuma cooperativa sequer que está com pagamento atrasado”.
O ITO-AM afirma que continua sem receber pelos meses trabalhados de Outubro e dezembro de 2018 e espera solução para a quitação dos débitos.
Os 112 profissionais do ITO-AM agradecem a compreensão da população e informam que continuam trabalhando normalmente nas nove unidades de saúde do estado: Danilo Corrêa, Zeno Lanzine, 28 de Agosto, HPS João Lúcio, Platão Araújo, Adriano Jorge, Pronto-Socorros infantis zona sul, zona Oeste e zona leste.
Atenciosamente: ITO-AM