Do ATUAL
MANAUS- Severino Pereira Alves foi condenado a 29 anos e quatro meses de prisão pela morte do próprio filho, de um ano e três meses de idade. O crime ocorreu em julho de 2009. A sessão foi realizada pela 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus nesta quarta-feira (31), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis.
O réu ficou preso por duas semanas, mas depois passou a responder o processo em liberdade. Com a prisão decretada, Severino inicia o cumprimento provisório da pena.
Severino foi condenado por crime de homicídio duplamente qualificado com causa de aumento de pena devido a idade do seu filho, forma cruel que foi feita e de uso de recurso que tornou impossível a defesa da vítima. Diante o júri, Severino negou a autoria do crime.
O crime
No dia de 14 de julho de 2009, no Conjunto Vila Verde II, bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus, Severino espancou o filho. De acordo laudos médicos, a criança apresentava marcas de espancamento por todo o corpo.
Durante a investigação, Severino afirmou que serviu uma mamadeira à criança e ela vomitou. Ele teria, então, limpado a criança e o local e, em seguida, foi para a sala da casa trabalhar na limpeza de um aparelho de ar-condicionado. Logo depois ouviu um barulho no quarto e quando lá chegou encontrou a criança caída no chão.
Ainda segundo o réu, ele levou o filho ao chuveiro tentando reanimá-la e, como não teve êxito, decidiu levar o filho ao Pronto-Socorro da Criança, no bairro Compensa, onde o menino já chegou morto.
A Justiça, por fim, contestou que as agressões que levaram a criança à morte não foram um caso isolado, mas que o menino vinha sofrendo uma série contínua de agressões, conforme relatos de testemunhas ouvidas durante o julgamento.