
MANAUS – O governador José Melo inaugurou, na noite desta quinta-feira, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, o Parque Rio Negro, uma nova opção para lazer, cultura e práticas esportivas em um espaço público de frente para o rio. O complexo foi construído no âmbito do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O espaço fica na margem direita do Igarapé do São Raimundo, próximo à ponte que liga os bairros São Raimundo e Aparecida, na zona sul.
A inauguração é a segunda dentro do Prosamim no São Raimundo. Em julho do ano passado, o governador José Melo entregou um conjunto residencial com 216 apartamentos, que beneficiou 1,1 mil pessoas. As obras no local incluem outros dois conjuntos habitacionais, com 400 apartamentos.
“Estamos tendo a alegria de dar esse presente para a população do São Raimundo e dos bairros ao redor, que lutaram anos e não tinham momentos de lazer. Agora, oferecemos esse espaço, que é um novo cartão-postal de Manaus”, declarou o governador.
Com equipamentos para lazer e atividades esportivas, o novo Parque Rio Negro possui um mirante com visão privilegiada para o rio. A área antes abrigava um porto irregular e residências em situação de risco. O investimento no espaço totaliza R$ 50,7 milhões e está enquadrado no chamado Prosamim III, que está promovendo adequações em cinco bairros ao longo da bacia do São Raimundo.
O Parque é dotado de 36.590 m² de área urbanizada com pistas de caminhada, jardins, gazebo (pequeno terraço), quatro mirantes, seis quiosques, quatro praças, uma academia ao ar livre com 16 equipamentos de ginástica para uso gratuito, playground com piso emborrachado, banheiros masculino e feminino, vagas de estacionamento, iluminação ornamental, pistas para caminhada, e um jardim. Para manutenção e segurança do lugar, estão disponíveis coletores de resíduos, placas de sinalização e identificação, câmeras de monitoramento, portões de acesso, guarita e o prédio da administração.
O Parque Rio Negro será administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), nos mesmos moldes do Parque Jefferson Perez, mantido pelo Governo Estadual no Centro Histórico, zona sul de Manaus. O espaço vai funcionar todos os dias das 6h até às 22h. Artesãos da Associação de Feirantes e Artesãos do Parque Residencial Manaus (Afarprem) participam. Estarão disponíveis 12 artesãos que moram no Residencial Manaus, no centro da cidade, e integrantes dos grupos de idosos Prosamim Ativo e Prosamim Vencedores.
Uma programação cultural será mantida pela SEC aos finais de semana. O calendário inclui atrações musicais, espetáculos humorísticos, com artistas locais e palhaços desenvolvendo brincadeiras e atividades lúdicas para o público infantil. A programação será aberta na sexta-feira, 1º de maio, com show em comemoração ao Dia do Trabalhador, do cantor amazonense Zezinho Corrêa.