Do ATUAL
MANAUS – A fumaça que encobriu Manaus na manhã desta quarta-feira (20) foi causada por queimadas em área rural de municípios do interior do Amazonas, principalmente da Região Metropolitana, informou a Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade). A origem foi identificada Pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O secretário de Meio Ambiente, Antonio Stroski, disse que não foram registrados casos de incêndios ou queimadas de grandes proporções em Manaus no período entre os dias 19 e 20 de setembro.
“Lamentavelmente, hoje [quarta], a população de Manaus se depara com um cenário de fumaça em toda a área urbana. Os nossos registros, que conseguimos apurar do Inpe, são as imagens de satélite que detectam a grande ocorrência de queimadas presentes na área metropolitana de Manaus”, afirmou.
“Há um destaque para a quantidade oriunda do município de Autazes, de 32 focos. Na área urbana de Manaus, não existe nenhum registro. Nós consultamos também o Corpo de Bombeiros de ontem para hoje, e não há registro de nenhum incêndio, nenhum foco de queimada, de grande porte, que possa contribuir com esse cenário que nós estamos vivendo”, disse Stroski.
O ATUAL identificou focos de incêndio em dois locais na capital nesta quarta-feira. Um foi em área de vegetação próximo à feira do Coroado, na zona leste, e outro em avenida do Distrito Industrial. Em ambos havia fogo e muita fumaça na vegetação.
Conforme o secretário, a população deve estar alerta para evitar queimadas urbanas. “Nós queremos alertar a população de Manaus, pois estamos vivendo, sim, uma situação de mudança climática. Estamos vivendo, neste momento, o período do verão amazônico, que se estende até meados de outubro, com baixa pluviosidade, poucos ventos, temperatura média diária também acima do esperado, e não há como conviver com a prática do uso do fogo, seja para cuidar dos resíduos, para limpar um quintal e retirar a vegetação”.
“Isso tem que ser abolido. Lembrando que quem faz o uso do fogo está incorrendo na possibilidade de receber duas infrações, uma é administrativa, que é a multa aplicada pela secretaria, e ainda corre o risco de responder criminalmente”, completou o Stroski.