EDITORIAL
MANAUS – Há uma série de informações contraditórias a respeito dos novos medidores de energia elétrica, ou medidores aéreos, instalados pela empresa Amazonas Energia, no Estado. Diante desse turbilhão de informações, muitas delas falsas, o consumidor passou a rejeitar a instalação e até a ameaçar trabalhadores da empresa que tentam substituir os medidores convencionais por aéreos.
Entre os contrários aos medidores estão políticos do município, do Estado e do Congresso Nacional, mas nenhum deles comprova o que dizem sobre os novos equipamentos.
Os principais argumentos dos que se opõem aos medidores aéreos são os seguintes: eles não permitem que o consumidor acompanhe o consumo; há aumento significativo no valor da conta de energia.
A empresa Amazonas Energia, por seu lado, nega que o consumidor seja privado de acompanhar o consumo e que o novo medidor aumente o valor da conta. No entanto, a Amazonas Energia não comprova o que diz na mídia.
A Assembleia Legislativa do Amazonas já aprovou uma lei proibindo a instalação de novos medidores, mas a eficácia da lei foi derrubada no STF (Supremo Tribunal Federal) sob a alegação de que o Estado não tem competência para legislar sobre energia elétrica, mas apenas a União.
Na decisão, o ministro Luís Roberto Barroso escreve que “lei estadual ou municipal que interfere na relação contratual estabelecida entre concessionária e a União configura verdadeira invasão da competência privativa do ente federal”
Agora, tramita na Câmara Municipal de Manaus um projeto de lei para estabelecer a mesma proibição, e já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça do parlamento municipal.
Tanto a Assembleia Legislativa quanto a Câmara Municipal de Manaus ajudariam muito mais a população se contratassem uma auditoria independente para realizar um estudo nos medidores de energia. Tal auditoria poderia responder às questões que alimentam a querela em torno do tema, e que tem gerado muita confusão e pouca solução.
O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas) chegou a realizar análise dos medidores de energia elétrica por ocasião da CPI da Amazonas Energia, realizada na Assembleia Legislativa no ano passado.
Na ocasião, foram avaliados medidores antigos e novos, e apontados problemas em mais de duas dezenas deles. De cordo com o Ipem os problemas, que incluíam a medição a maior e a menor, foram detectados em medidores antigos.
O instituto também avaliou os novos medidores, mas nunca se manifestou de forma clara sobre o resultado dessas análises. A Amazonas Energia chegou a usar em publicidade na mídia local a informação de que o Ipem aprovou os novos medidores; o instituto nunca a desmentiu.
Qualquer avaliação por mais superficial que seja constatará que, se o consumidor tem um medidor com problemas e a contagem for a menor, a instalação de um medidor aéreo vai apontar aumento do consumo, mas o mesmo ocorreria se a substituição fosse por um medidor convencional.
Não é segredo para ninguém que a Amazonas Energia quer, com os medidores aéreos, reduzir o furto de energia, cujos métodos são os mais variados na capital amazonense.
Quem utiliza esses métodos para furtar energia, nunca vai aceitar a troca de medidores. Mas isso não significa que a Amazonas Energia está com a razão.
Por isso, é necessário acabar com as falácias em torno dos medidores aéreos. Empresa e autoridades deveriam apresentar informações mais consistentes para acabar com a guerra em torno do assunto.
Está faltando alguém ou alguma entidade tomar as rédeas e tentar por um fim nessa disputa.
Estes medidores chineses,são usadis na china.onde o povo não tem o direito a protesto.pois pagam antecipadio a energia .sistema pre pago.
Agora estao começamdo a tentar s utiliza-lo no Brasil?.
Se esquecem que nãi somos comunistas. Mas o intefesse da china no srtir energetico do Brasil é enorme. E os interesses politicos ? Ainda maior.
Não ao.medidor sem controle? Não somos a china ,com todo tespeito ao povo chines.
Fora concessiinaria di amazinas.
Eu quero saber se a população carente das invasões e as autoridades, políticos empresários e polo industrial também irão ter seus medidores novos?
Por que a empresa Amazonas Energia, não faz um laboratório de 6 meses em um bairro de Manaus, para comprovar que os novos medidores não aumentam a conta de energia e que permite ao morador acompanhar o seu consumo.
É mentira que esses medidores são corretos. Que são confiáveis. Na Minha casa eu nunca havia Consumido mais de 300kw mês, com o medidor passou para 1.020 kw. Minha vizinha teve o consumo aferido em 18.000kw uma casa de 1 quarto, sala e cozinha. E aí, vai dizer que esses medidores prestam?
Mano, então você tem Mas mãos a prova concreta que o povo precisa saber, deixa essa midea comprada e mostra seu talão na rede amazônica que todo mundo vai apoiar mais a causa a favor do povo
Pelo motivo de eles colocarem medidores bons para esse ambiente e submeter estes mesmos a auditoria e, nas demais casas, extrapolar a conta, baseado nessa premissa inicial, sem controle do consumidor.
Pelo nonte de comentários reclamando, podemos concluir que há muitos gatos instalados por aí
Esses medidores aérea fazem isso mesmo, altera consumo aqui em bairros , salvador Ba
Tbm um display que faz parte, que instalam nas casas é ligado na sua energia e você paga a conta
Casas aqui que pagavam 130,00 agora pagam 280,00casas humildes
Verdade ! O próximo passo desse sistema e pre pago! Compro um cartão de 200 ….acabou o crédito a energia é cortada automaticamente pelo sistema ….
É verdade que a Amazonas energia prove que não vai ter alto consumo e outra estamos sendo cobaia pois no Brasil não existe esse sistema estive em janeiro em Curitiba e santa Catarina, capitais modelo e o sistema é outro mas eficais,aí sim a população vai aceitar
Na verdade existe, aqui em Maceió já está sendo usado desde o ano passado em alguns bairros, com a diferença que vc tem um medidor na sua porta, para acompanhar o consumo.
Desculpe, mas é falta de conhecimento. A Landis+Gyr, é uma empresa Suissa, criada a mais de 120 anos. No Brasil tem sua fábrica em Curitiba -PR
Outra situação, não é impossível acompanhar o consumo.
Cada consumidor recebe um display que mostra em tempo real o consumo registrado pelo Medidor.
Mesma Suíça que ficou ” neutra na WW2 e ainda financiou os Nazistas…. Putz !!! Isso aqui no Rio de Janeiro causou tanta confusão que pararam de colocar essa praga.
Esse tal display, você paga por ele está ligado na sua casa.ppde ver,pode tratar se quiser
Sim. Eu moro na comunidade indígena Urukaia e aqui já tem. Eu cheguei a pagar 900 de energia em um mês.
Em Sepetiba, rio de janeiro – RJ.
Tem desses medidores a Anos e o judiciário está lotado de tanta ação de TOi, termo de ocorrência de infração, que a empresa de energia coloca de forma impositiva no consumidor, onde este só reverte por meio de ação judicial.
Na minha opinião, sou a favor de acabar com o desvio indiscriminado de energia em nosso estado, pois isso faz elevar o valor da tarifa. O Amazonas é o estado onde a energia é a mais cara do país. Quem não desvia, acaba pagando o roubo dos outros. E acredite, se todos pagassem o consumo, sem desperdício, ficaria barato pra todo mundo. Na verdade o desvio só serve mesmo para o povo desperdiçar energia, já que não pagam, gastam sem necessidade.
Moro no rio de janeiro não sou a favor de gato mais e do tipo essa semana eu estava com dúvida se o marcador estava bom e o que eu fiz desliguei tudo dentro de casa e fui ver se o relógio parava de conta ele parou, se ele tiver no alto eu não consigo fazer isso nunca vou saber como ele estar
Verdade cadu,concordo plenamente que esse medidores não são confiáveis e querem usar o Amazonas como cobaia para mostrar que eles(empresa) estão certos , espero que nunca instalem esses medidores em manaus e retirem os que foram instalados, a Amazonas energia não confia nos consumidores e os consumidores não confiam na referida empresa de energia. Parabéns por sua posição contrária com a instalação desses medidores aéreos.
Eu trabalhei pra light no Rio de jáneiro e pude constatar que esses medidores aéreo,são um dor de cabeça prós consumidores,muitos com uma casa simples tiveram seu consumo nas alturas
Concordo, que esse produto em nada vai ajudar o consumidor amazonense e sim a empresa, tentaram na década de noventa instalar não deu certo pois aumentou o consumo devido a falta de blindagem e confiabilidade do produto ,enfim a empresa não mostra transparência com a verdade sobre a natureza do produto e infelizmente o consumidor vão querer que paguem essa conta ,afinal onde estão os órgãos de defesa do consumidor .
EU não vejo ninguém falar na poluição visual que esses equipamentos causam também, os postes cheios de caixa de ferro e um montueiro de fios, fica ridículo, sem contar a altura do poste em media 6 metros de altura.
Só quem não aceita os novos medidores são sujeitos acostumados a furta energia quem se lasca é quem paga direito a conta desses ladrões de energia. Tem mais é que instalar em toda Manaus mesmo .
Sidney me explique pq temos uma energia tão cara? Com uma hidrelétrica no Estado. Quem ganha 1 salário terá condições de pagar essa energia ? Elegeram um presidente presidiário e corrupto, então o povo tem exemplos. Se vc ainda nao tem os medidores pode solicitá-lo junto a empresa.
Vdd,eu quero n minha casa esse medidor n tenho irregularidade, só é contra quem furta
Vc pode solicitá-lo junto a empresa , vá lá querida e seja feliz com seu medidor aéreo
Mentira meu meu querido ..não é isso não…na minha ignorância cheguei a pensar a mesma coisa que vc ..e hj vejo que e bem diferente do que eu pensava .. Eu usava medidores normal ..depois que instalaram essa porcaria aqui na minha casa . Uma conta que dava 300 reais agora está dando 670 reais . Fala sério. Onde tá o erro..
É só deixar o medidor antigo no lugar pro consumidor conferir a diferença, caso dê maior ele pode pedir uma avaliação técnica do medidor e caso não apresente defeito ele pode cobrar da amazonas energia na justiça a diferença é ainda por cima os custos e os danos morais.
Na minha opinião a empresa pode instalar, mas aí ficaria proibida de cortar os serviços por falta de pagamento, simples de resolver
Você, está certo, está é a melhor forma de avaliar se há diferença de consumo ou seja medição paralela.
Porque antes de instalar os “medidores” a empresa não faz uma campanha de transparência, mostrando para a população o funcionamento técnico do aparelho, prestando contas de onde sairá o dinheiro para aquisição desses equipamentos, ou melhor, fazendo uma licitação para adquirir esses equipamentos de algum fabricante 100% nacional.
Aqui no Pará algumas cidades já estão usando esse sistema, inclusive a minha e a conta de energia vem o valor normal.
Não houve aumento, com exceção daqueles que usavam gato de energia, que passaram a pagar pelo que realmente gastavam.
Moro no Rio de Janeiro á concessionária e a LIGHT, onde foi trocado os antigos medidores por esses novos que ficam no poste as contas duplicaram ou triplicaram e todos que reclamam são honestos e não furtam energia elétrica já que moro em uma rua que acompanho.
Á verdade é que essa conversa sobre furto de energia ficam no prejuízo e muito duvidoso, eles não falam nos altos lucros obtidos, e se não tem lucro entretém a concessão.
Na minha opinião não deixem instalar esses medidores para não terem arrependimento mais tarde.
Quando privatizar o serviço vai melhorar e o preço vai diminuir. Venderam essa ideia é o povo alienado acreditou.
Mas é claro que os medidores vão aumentar a conta. Vai aumentar a conta desse monte de gente que não têm vergonha na cara e usam gato. Como não tenho nenhum não tive problema. Inclusive a conta diminuiu.
O problema é que o pessu do gato não quer pagar o que realmente consome. Eu que não tenho gato não tive problema e inclusive a conta diminui. Bando de gente sem vergonha.
Esses medidores já são usados na baixada fluminense a anos. Um dos questionamentos é que tira o trabalho manual das medições, ou seja menos trabalho. A questão de que aumenta o consumo e de que o consumidor não tem monitoramento é conversa de quem não conhece o sistema. Outro ponto é um antifurto de energia, que no Rio de janeiro isso não funciona, pois 53% da população não paga luz. Esse é o Brasil que EU NÃO quero.
Quando se quer resolver um problema definitivamente com boa vontade consegue, por que o governo assim como as concessionárias de energia não investem em energia solar nas casas? Instalação de chuveiros a gás de botijão? Financiamento a longo praso, para pessoas de baixa renda ? Por que ? Deixaríamos de ser escravos de pelo menos parte de um dos vários impostos ( como o nome diz).
Pensem nisso, o problema não está na energia, no gato, na contagem, está na origem as mordomias dos políticos, independente de partidos e direita e esquerda.
Aqui no Pará, mais especificamente na cidade de Tailândia foi instalado este sistema em 90% das residências do município. Este sistema é seguro e havendo suspeita de erro o usuário pode pedir vistoria. Realmente o furto de energia despencou a energia tem mais qualidade, se a gente não pagar a fatura o desligamento é feito remotamente sem ninguém subindo no poste pra desligar. Agora quem quiser economizar em energia é só comprar um sistema solar, pois fiz isso eul vi minha conta de energia despencar de 600 reais mês para 86 reais.
Colocaram esse medidor em Maceió nas comunidades, as pessoas estão sendo massacrados por esse sistema, ou comi ou paga energia caríssima
Se pretendem evitar desvios de energia, esse com certeza não é o método eficaz, aqui em Belém já está instalado à anos e as pessoas continuam fazendo os gatos.
Aqui onnde moro ( magé Rio de janeiro ) esse tipo de medição da Enel esta roubando escandalosamente a população, os politicos estão comprados pela Enel e não tomam nenhuma altitude. Uma vergonha se quiserem eu provo o que estou falando .