Da Redação
MANAUS – A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-governador do Amazonas José Melo (Pros), na terceira etapa da Operação Maus Caminhos. Os agentes federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão na Operação ‘Estado de Emergência’. Melo foi preso em casa, por volta das 6h45.
A PF também esteve em um salão de beleza de propriedade de Edilene Melo, mulher do ex-governador. A Operação Maus Caminhos, deflagrada em setembro de 2016, investiga fraudes em contratos de serviços de saúde pública na gestão do ex-governador, que teve o mandato cassado em maio deste ano por compra de votos na eleição de 2014. Os desvios passam de R$ 110 milhões.
Em nota, a PF informou que a apuração inclui os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa envolvendo o ex-governador do Estado. “A investigação abrange os crimes praticados pelos membros da organização criminosa alvo da primeira fase que corromperam diversos agentes públicos do Estado do Amazonas, por meio do pagamento de propina, utilizando-se de recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde, para o fim de obter o direcionamento de contratos, acelerar a liberação de pagamentos e acobertar os ilícitos praticados”, diz a nota.
O nome da operação é uma referência à situação de calamidade pública que se encontrava a prestação de serviços públicos de saúde no Estado, sendo decretado pelo então governador, em 31 de agosto de 2016, o estado de emergência econômica na saúde estadual, mês anterior à deflagração da primeira fase da Operação Maus Caminhos.
Na ocasião criou também o Gabinete de Crise, composto pelas secretarias Estaduais de Saúde, da Casa Civil, da Fazenda e de Administração e Gestão, cujos secretários foram presos na Operação Custo.
“Os fatos relacionados ao envolvimento do ex-governador do Estado somente apareceram após o avanço da investigação e dão conta de que o chefe maior do executivo estadual recebia pagamentos periódicos dos membros da organização criminosa”, diz a PF na nota.
Nesta fase foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em Manaus e um em Rio Preto da Eva a 57 quilômetros de Manaus).
Leia mais:
Operação 'Custo Político' em Manaus prende ex-secretários e bloqueia R$ 67 milhões de envolvidos em fraudes
Juíza prorroga prisão temporária de ex-secretários da 'Custo Político'
Médico da 'Maus Caminhos' recorreu à mãe de santo para acalmar 'espírito' de Wilson Alecrim
BEM FEITO. FEZ MUITA GENTE SOFRER COM O DESVIO DESSE RECURSOS. MUITA GENTE MORREU POR AGORA ELE VAI SE FUDER BELEZINHA NA FEDERAL. NAO DEEM NENHUMA REGALIA A ELE NAO. ELE TEM QUE SOFRER PRA SABER O QUANTO NOS PADECEMOS EM FILAS DE HOSPITAIS. O SEU EVANDRO MELO FEZ OS FUNCIONARIOS DA SEAD RASGAR DOCUMENTO DE DESVIO DA SAUDE POR UMA SEMANA. MEU IRMAO RASGOU PAPEL QUE QUASE NEM TERMINAVA A MANDO DA SENHORA MARINETE MENDES DA SILVA. FICO INDIGNADA COM TANTA ROUBALHEIRA.
Presidente da AFEAM ALEX GIGLIO recebe pela Sefaz e pela ASFEAM algo em torno de 50 mil mensais, mas nem vai na sefaz e pouco faz na AFEAM.
O Melo tem que ser preso mesmo. Tirou muitas pessoas que trabalhava no estado só pra colocar o pessoal dele que não sabiam de nada do trabalho. Só ficavam no coredor batendo papo furado e fumando. Eu estou desempregado por culpa dele. Esse foi o pior governador da nossa história do Amazonas.
É total falta de caráter dos nossos governantes, e criarem vergonha na cara!
A polícia tem bloquear todos os bens dos envolvidos e ressarcir os cofres públicos.
ALERTA! MINISTERIO PÚBLICO / POLICIA FEDERAL TEM QUE INVESTIGAR O DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO QUE VEM DE BRASÍLIA VERBA DA SENASP PARA A SSP-AM DESTINADA AOS AGENTES PÚBLICOS AUXILIARES ADMINISTRATIVOS CONTRATADOS DO GOVERNO HÁ ANOS! NO D.O.U DA ÉPOCA DO ÚLTIMO GOVERNO DE AMAZONINO – VOLTOU E AINDA CONTINUAM COM O ESQUEMA DE DESVIO. TIRANDO DO SERVIDOR QUE MERECE UM SALÁRIO MELHOR,SOFREM PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE E GANHA 1 SALÁRIO MÍNIMO DEVIDO A CORRUPÇÃO. É UMA VERGONHA NOJENTA ISSO!!! CPI NA SSP JÁ!!!