O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual


Expressão

Discurso de Tarcísio de Freitas: a inversão dos fatos

8 de setembro de 2025 Expressão
Compartilhar
Tarcísio de Freitas
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chamou o ministro Alexandre de Moraes de tirano durante evento na Avenida Paulista no 7 de Setembro (Foto: Reprodução)

Informação e Opinião

Por Valmir Lima, do ATUAL

MANAUS – Em trecho de 1 minuto e 14 segundos do discurso na Avenida Paulista, na capital de São Paulo, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas distorce os fatos diante de uma plateia ansiosa por ouvir as mentiras que lhe saíam da boca, na manifestação em que os apoiadores da trama golpista pedem anistia a Jair Bolsonaro e seus comparsas, em pleno 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

Mentira número 1: “Chega do abuso”. Que abuso, Tarcísio? A prisão dos delinquentes que invadiram e quebraram os prédios dos Três Poderes da República? Aquelas pessoas estavam ali tentando o que foi o último ato contra democracia, porque não aceitavam o resultado das urnas. Invertamos os papeis: e se fossem apoiadores dos seus adversários que não aceitassem a sua vitória nas urnas para governador de São Paulo? Ou o senhor se refere à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro? Por que seria um abuso? Não foi ele quem cometeu abusos, desrespeitando decisões de um juiz?

Mentira número 2: “Eu tenho certeza que nós vamos celebrar aqui, com o líder que vai estar solto. Que a justiça vai se restabelecer.” De que justiça ou injustiça o senhor está falando, governador? Houve uma tentativa de golpe, uma trama golpista e os envolvidos estão sendo julgados. Nenhum foi condenado. A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro não é uma punição antecipada pelo que ele fez antes e depois do resultado das eleições de 2022, na considerada trama golpista. Ele está preso por obstrução da justiça neste processo. Se for condenado, os dias de prisão domiciliar não serão abatidos da pena. Portanto, não há injustiça ou justiça que precisa ser restabelecida.

Mentira número 3: “Eu tenho certeza que a gente vai ver o Bolsonaro disputado eleições.” Pode ser que dispute, mas ele precisa reverter a decisão do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral que o condenou por 5 votos a 2, em junho de 2023, por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho de 2022. Nada tem a  ver com o julgamento em curso no STF (Supremo Tribunal Federal) por golpe de Estado.

Mentira número 4: “Eu tenho certeza que os presos políticos vão ser libertos.” Quem são os presos políticos? Os vândalos que promoveram a quebradeira no dia 8 de janeiro de 2023 porque não aceitavam que Lula governasse o país, mesmo eleito pelo voto popular? Ou o senhor se refere ao ex-presidente, seus generais e demais militares e membros do governo passado, derrotado nas urnas, e que estão no banco dos réus por tentativa de golpe? Não há, senhor Tarcísio, qualquer preso político no Brasil. Essa talvez seja a maior mentira que um homem público pode inventar.

Mentira número 5: “Porque o bem vai vencer o mal. Nós não vamos mais aceitar que nenhum ditador diga o que nós devemos fazer.” Quem é o bem e quem é o mal? Jair Bolsonaro e seus seguidores, que tentaram ferrar o país com a ajuda dos Estados Unidos? O bem a que o senhor se refere são as tarifas de +50% impostas pelo ditador Donald Trump a todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos? E o ditador? Quem é? Esse título não seria mais adequado aos que tentaram se perpetuar no poder, com a tentativa de golpe? Aos que não aceitaram o resultado das urnas? Aos que arquitetaram a morte do atual presidente, do seu vice e do ministro Alexandre de Moraes? O senhor quer dizer que, se Bolsonaro e seus ex-auxiliares forem condenados pela 1ª turma do STF, será atitude de um ditador? O que o senhor quer dizer com “não vamos aceitar que nenhum ditador diga o que nós devemos fazer”? Bolsonaro disse, no mesmo dia 7 de Setembro de 2022 que não iria mais cumprir nenhuma decisão do ministro Alexandre de Moraes. É isso que o governador de São Paulo também prega?

Mentira número 6: “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como [Alexandre de] Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país.” Vamos lá… “a tirania é uma forma de governo autoritária em que determinada população é oprimida e tem seu livre arbítrio anulado.” (Polítize). O Brasil, como já dissemos neste espaço, vive plena liberdade. Da parte do governo, não há qualquer medida autoritária sendo adotada contra qualquer cidadão. Os adversários do governo o têm criticado abertamente em todos os espaços públicos e privados. Alexandre de Moraes não tem tomado medidas contra pessoas indiscriminadamente, mas tem sido firme contra os que tentam abusar das leis vigentes no país. Veja que são mais de duas dezenas de réus na ação penal da trama golpista. Só alguns estão presos por tentativa de atrapalhar o curso do processo. Jair Bolsonaro está preso porque abusou das decisões do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.

O que move Tarcísio de Freitas a cruzar um limite que até então havia evitado para defender o que ele chamou de “o líder” Jair Bolsonaro? As eleições de 2026. Tarcísio quer ser o candidato da extrema direita a presidente da República. Por isso, precisa falar a língua dessa gente. Atacar o ministro Alexandre de Moraes faz-se necessário. Ele precisa ganhar a confiança do bolsonarismo. Tarcísio, de fato, não quer Bolsonaro candidato, como diz à multidão. Mas é preciso dizer. É preciso mentir, é preciso parecer um apoiador de Bolsonaro para tentar o apoio dele e dos seus em 2026.

Notícias relacionadas

Moraes arquiva apuração contra Hugo Motta e Ciro Nogueira no caso de avião de investigado

Moraes determina que ministérios providenciem extradição da ex-deputada Carla Zambelli

Michelle Bolsonaro chama Moraes de ‘irmão em Cristo’ e profetiza conversão

Conversas de Lula e de Flávio com Vorcaro são incomparáveis

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

Assuntos 7 de setembro, Alexandre de Moraes, Avenida Paulista, Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, trama golpista
Valmir Lima 8 de setembro de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Hugo Motta, presidente da Câmara
Política

Moraes arquiva apuração contra Hugo Motta e Ciro Nogueira no caso de avião de investigado

22 de maio de 2026
Alexandre de Moraes se manifestou ao abrir sessão da Primeira Turma do STF nesta terça (Imagem: STF/YouTube/Reprodução)
Política

Moraes determina que ministérios providenciem extradição da ex-deputada Carla Zambelli

20 de maio de 2026
Michelle Nolsonaro ao citar minsitro do STF como "irmão em Cristo" (Imagem: Instagram/Reprodução)
Política

Michelle Bolsonaro chama Moraes de ‘irmão em Cristo’ e profetiza conversão

20 de maio de 2026
Golpistas em ataque às sedes dos Três Poderes no dia 8/1/2023: réu é absolvido (Foto: Joedson Alves/ABr)
Política

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

19 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?