
Por Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – Os deputados estaduais Saullo Vianna (PTB) e Serafim Corrêa (PSB) divergiram sobre o uso dos recursos da Assembleia Legislativa para comprar remédios sem eficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19.
Em sessão extraordinária nesta terça-feira, 19, os parlamentares propuseram a destinação de recursos para o interior do Amazonas como ajuda no combate ao novo coronavírus.
“Apresentei um indicativo ao governo para que seja feita uma ação emergencial de repasse de recursos para o interior para essas ações de atenção básica em combate à Covid”, disse Vianna.
Serafim propôs deslocar R$ 20 milhões da Assembleia Legislativa para o Fundo Estadual de Saúde para repasse integral aos fundos municipais. “Com isso, ele (prefeito) vai comprar aquilo que ele estiver necessitando mais urgentemente”, afirmou.
Com a semelhança das propostas, Vianna sugeriu uni-las a fim de fortalecer o tratamento precoce na saúde básica no interior. “Nós temos a possibilidade hoje de dar mais infraestrutura para a atenção básica do interior para que as pessoas que venham a ser infectadas tenham o diagnóstico precoce, tenham também o tratamento precoce”, justificou.
“Existem casos de prefeitos que eu conversei ontem (segunda-feira, 18) que não têm recursos para comprar medicamentos da atenção básica, como por exemplo, ivermectina, azitromicina”, afirmou Vianna.
Neste momento, foi interrompido por Serafim. “Deputado, pelo amor de Deus, isso aí a Anvisa já disse que não tem nenhuma eficácia. Isso é para matar piolho e verme, pelo amor de Deus. Não faça isso porque é complicado”, disse.
Serafim classifica a compra dos remédios como um “um desserviço à população”. “O prefeito chega lá e vai distribuir hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, isso daí é enganar o povo. Quem disse isso foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitário no domingo, 17, com pontos muito contundentes”, afirmou.
Vianna alegou que são para tratamento e as defendeu como medicações importantes para tratar a doença. “Não, eu digo deputado Serafim, medicamentos para o tratamento como a azitromicina, a própria prednisona, que é o corticoide, que são medicamentos necessários para o tratamento da Covid”, disse.