
Por Iolanda Ventura e Jullie Pereira, da Redação
MANAUS – No primeiro dia de reabertura do comércio em Manaus nesta segunda-feira, 28, a população lotou as ruas do Centro para as compras de fim de ano. Após pressão dos comerciantes contra o fechamento das lojas de 26 a 10 de janeiro, o governador Wilson Lima revogou o decreto e permitiu o funcionamento com novas medidas restritivas para conter a Covid-19.
Na Avenida Eduardo Ribeiro, a movimentação de consumidores foi intensa na manhã desta segunda com algumas pessoas fazendo as compras sem máscara. Na Rua Marechal Deodoro, onde estão localizadas várias lojas no trecho conhecido como ‘Bate Palma’, muitas pessoas se aglomeraram.
A comerciante Geana Nascimento aproveitou a reabertura para também fazer as compras. Ela avalia como algo bom para os negócios, mas reconhece os riscos. “Como eu sou comerciante foi bom para mim, olhando desse ponto de vista foi bom. Mas do ponto de vista da nossa saúde, é meio arriscado”, disse.

Valdineia dos Santos, também comerciante, comemorou a flexibilização, mas afirma que muitos não usam a máscara. “É bom para os lojistas porque todo mundo quer trabalhar, eu como comerciante também. É ruim por outras partes porque tem muita gente que não obedece a lei, o uso de máscaras. Mas está tranquilo por enquanto”, disse.

Assista as reportagens nos locais:
(Colaborou Murilo Rodrigues)