Do ATUAL
MANAUS – O deslizamento de um barranco no município de Manicoré (distante 331 quilômetros de Manaus), que “engoliu” parte da orla da cidade e fez desmoronar 16 residências, motivou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), solicitar medidas do governo estadual para minimizar as perdas da população e evitar novos desastres, como o que ocorreu no último sábado (16)
Cidade pede que sejam criados centros descentralizados da Defesa Civil Estadual. E ainda que seja apresentado aos deputados o planejamento da Defesa Civil para atuação em casos de desastre natural nos municípios amazonenses.
Outro pleito do deputado foi a implementação de programas habitacionais no município, iniciando pelo bairro de Santa Luzia, onde houve o deslizamento. No local, além das 16 residências já afetadas, outras 30 correm o risco iminente de serem engolidas por desmoronamento.
“Tenho grande identificação com Manicoré, que é a terra natal da minha família. Infelizmente, no sábado a noite, o deslizamento de terra no bairro Santa Luzia, onde passei parte da minha infância, levou barranco abaixo 16 casas”, disse.
“Como bacurau [apelido de quem nasce em Manicoré], me solidarizo e reforço meu compromisso com Manicoré. Coloco nosso mandato à disposição para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a minorar os danos e ajudar a população a se reerguer”, afirmou Cidade.
De acordo com o parlamentar, diante da situação criada pelo desmoronamento e a ameaça de desabamento de mais casas, o ideal seria que a Suhab (Superintendência de Habitação) desenvolvesse um programa habitacional no município.
“O presidente da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, já foi consultado sobre a possibilidade de desenvolver um projeto parecido com o que foi realizado recentemente em Maués. Precisamos dar o encaminhamento, o apoio e buscar soluções para essas famílias, principalmente as que ficaram desabrigadas”, disse.