
Do ATUAL
MANAUS – O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou ao ATUAL nesta segunda-feira (28), que enviou militares para realizar vistorias e combater o incêndio florestal que se espalha há mais de uma semana por uma área de mata de várzea na região do Lago do Canaçari, em Itacoatiara (distante 268 quilômetros de Manaus).
Segundo dados do Painel do Fogo, do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), fogo já atingiu cerca de 686 hectares, o que somados chega a um total de mil campos de futebol.
O incêndio no local começou a ser registrado no dia 19 de setembro às margens do Lago do Canaçari, que fica a cerca de 30 minutos a 1 hora de barco do município. O Painel de Fogo mostrou que no último domingo (27), o fogo avançou na vegetação. Não há casas nas proximidades imediatas do incêndio.

Apesar da fumaça do incêndio se alastrar pelo município, a plataforma Selva, da UEA (Universidade do Amazonas) mostra que, nesta segunda-feira, a qualidade do ar em Itacoatiara é boa. Em Silves, município a 42 quilômetros de Itacoatiara, a qualidade do ar é considerada moderada pelo Selva.

Incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou também ao ATUAL que, entre 1º de junho e 27 de setembro, foram combatidos 17.079 focos de incêndios urbanos e florestais na capital (3.796) e no interior (13.283), de um total de 3.089 ocorrências. Segundo eles, 1.000 servidores entre bombeiros militares e brigadistas, atuam nas operações.
Os militares também informaram que em maio, o Corpo de Bombeiros deu início à Operação Amazonas+Verde, estruturada em quatro eixos fundamentais: enfrentamento aos ilícitos ambientais; educação ambiental; combate aos incêndios florestais; e ampliação da capacidade de resposta operacional.

Segundo eles, em 3 meses (junho, julho e agosto), as atividades da operação alcançaram mais de 43 mil pessoas com atividades de educação ambiental. O combate aos focos de incêndio ocorre, de forma imediata, em 33 municípios do Amazonas por meio da Amazonas+Verde.
No lançamento da operação também houve a entrega de 20 novas viaturas, sendo 17 picapes equipadas com kits de combate a incêndio, além de 453 equipamentos multimissão para atuação operacional.

