RIO DE JANEIRO – O jamaicano Usain Bolt conquistou, na noite desta sexta-feira, 19, sua terceira medalha de ouro na Rio 2016 e a nona na carreira ao vencer a prova dos 4 por 100 metros com a equipe da Jamaica. Bolt disse que esta será sua última Olimpíada e que está se aposentando das pistas.
Correndo os últimos 100 metros da prova, o mito a abriu larga vantagem dos demais competidores. A prata ficou com os japoneses. Os norte-americanos chegaram em terceiro lugar, mas foram desclassificados por invadirem a raia adversária e o bronze ficou com os canadenses. A equipe brasileira ficou na sexta colocação. Trinidad e Tobago também foi desclassificado.
Alem do ‘raio’, o time jamaicano é formado por Asafa Powell, Yohan Blake e Mickel Ashmeade. Bolt é o único tricampeão dos 100, 200 e do revezamento 4 por 100 na história dos jogos olímpicos.
Em outra prova, a equipe brasileira de revezamento 4x400m masculino se classificou na oitava vaga para a final da competição da modalidade com o tempo de 3 minutos. O melhor tempo foi conquistado pela equipe jamaicana, que fez 2 minutos e 58 segundos. O Brasil conseguiu sua classificação após a equipe da Grã-Bretanha ser desclassificada porque a troca dos bastão ocorreu fora da área permitida.
Pedro Luiz de Oliveira, Alexander Russo, Peterson dos Santos e Hugo Souza retornam neste sábado, 20, ao Estádio Olímpico para a disputa da final da prova, que será disputada às 21h35 (de Manaus).
(Da ABr/Agência Brasil)