O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a DiaDia a Dia.

Bloqueio do WhatsApp buscou atingir cúpula do PCC

17 de dezembro de 2015 Dia a Dia Dia a Dia.
Compartilhar
whatsapp_2
Na ação judicial, o grupo de combate a facções criminosas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) pedia a queda do sigilo telefônico e de dados do acusado (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO – O processo que está por trás do bloqueio do WhatsApp determinado na noite desta quarta-feira, 16, e revogado no fim da manhã desta quinta-feira, 17, envolve o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um integrante da facção chamado Ricardo Rissato Henrique preso pela Polícia Civil paulista em 2013. Segundo policiais que atuam contra a organização criminosa, um dos objetivos foi obrigar que o “Estado Maior” da quadrilha – designação que se dá ao topo da hierarquia onde estão as lideranças presas como Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola – a usar celulares para fazer ligações em vez de mandar mensagens instantâneas por meio de aplicativos.

Na ação judicial, o grupo de combate a facções criminosas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) pedia a queda do sigilo telefônico e de dados do acusado. O bloqueio foi feito a pedido do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) em um processo que corre em segredo de Justiça. O membro da facção investigado é acusado de tráfico de drogas, associação para o crime e latrocínio. Em novembro deste ano, depois de ficar preso preventivamente por dois anos, ele foi solto pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de um habeas corpus.

Investigadores ouvidos pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, que conhecem a estrutura da facção criminosa e o perfil dos criminosos, dizem que “apenas a plebe do partido” faz operações e organiza crimes por meio de ligações. Um desses policiais disse que “quem está no topo da cadeia” só se comunica pelo aplicativo. As 48 horas tinham objetivo de servir como termômetro para verificar como os presos falariam “com o mundo exterior”.

Ainda de acordo com os investigadores, as polícias Civil e Federal têm dificuldade em obter os dados com empresas de internet, pois falta colaboração, entre elas o Facebook e o WhatsApp. Para eles, a paralisação do serviço serve também como forma de pressão para que a empresa responsável pelo aplicativo crie ferramentas que permitam rastrear as mensagens publicadas por suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

Em nota divulgada ontem, o Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que o WhatsApp não atendeu uma determinação judicial em 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, e a Justiça fixou multa em caso de não cumprimento. Como a empresa não entregou os dados, a Justiça pediu o bloqueio do serviço. A determinação judicial que não foi atendida pela companhia, entretanto, não foi divulgada, pois corre em segredo de Justiça.

Liberdade

A decisão do Supremo, que concedeu a liberdade a Henrique, se deu por excesso de prazo. Acusado de trazer cocaína da Colômbia e maconha do Paraguai, ele teve sua prisão preventiva decretada em outubro de 2013, mas a sentença de primeira instância foi prolatada somente em novembro de 2015. Condenado a 15 anos e dois meses de prisão, teve o direito de responder em liberdade reconhecido pelo STF, até o trânsito em julgado do processo. A decisão que determinou a soltura de Henrique observa que ele deveria permanecer no endereço indicado ao juízo, informando eventual transferência e atendendo aos chamamentos judiciais.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Moradores querem trocar nome da Rua 3 para Rua da Copa em Manaus

MPF aciona Justiça para obrigar Hospital Albert Einstein a cumprir lei de cotas

Prefeitura cria programa para ampliar serviços e obras com empresas privadas

Defensores do AM poderão receber até R$ 9,3 mil por acúmulo de funções

Réu por ordenar mortes de Bruno e Dom será julgado em júri popular

Assuntos bloqueio, Investigação, justiça, PCC
Valmir Lima 17 de dezembro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Violência no estado é marcada pela expansão das facções (Foto: Arquivo/PC-AM)
Política

EUA oficializam classificação de CV e PCC como terroristas

5 de junho de 2026
Agentes da PF e do Ibama na abordagem a embarcações utilizadas no garimpo ilegal (Foto: Divulgação/PF)
Dia a Dia

Tornar terroristas o PCC e CV põe em risco combate a facções na Amazônia

5 de junho de 2026
Ministro Edson Fachin
Dia a Dia

STF não foi comunicado sobre classificação de PCC e CV como terroristas

2 de junho de 2026
Deputado Eduardo Pazuello apresentou projeto para ampliar classificação de terrorismo (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)
Política

Parlamentares bolsonaristas querem ampliar classificação de terrorismo e restringir imigração

2 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?