O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

‘Naturalização’ da fumaça em Manaus expõe omissão e improviso público

24 de outubro de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Bairro Petrópolis encoberto pela fumaça. Na área de Aparecida, a concentração de partículas poluentes é pior (Foto: AM ATUAL)
Bairro Petrópolis encoberto pela fumaça no dia 17 de outubro: poluição tem causa umana, é previsível e evital (Foto: AM ATUAL)
Por Thiago Gonçalves, do ATUAL

MANAUS – A fumaça que “sufocou” Manaus durante 15 dias neste mês de outubro não é semelhante à cheia ou a seca dos rios. É causada por incêndios florestais. E o fogo pode ser prevenido afirmam especialistas ouvidos pelo ATUAL. A exemplo dos ciclos naturais de cheia e vazante dos rios, a poluição atmosférica causada pelos efeitos do fogo na floresta também é “naturalizada”.

Os analistas concordam em três pontos: a recorrência não torna o problema inevitável, a resposta pública ainda acontece só quando a crise está instalada, e a prevenção precisa ser permanente e coordenada entre prefeituras, estados e União.

Para o engenheiro ambiental e pesquisador Alan Ferreira, a “naturalização” nasce no próprio calendário. “Todo ano, no período seco, a fumaça chega a Manaus. Como acontece junto com a vazante e o calor, a população e o próprio poder público passaram a enxergá-la como parte do calendário, igual à cheia e à seca. A diferença é que a cheia e a seca são fenômenos naturais. A fumaça não é. Ela é resultado de fogo, e quase todo fogo na Amazônia é colocado por alguém”, afirma.

A vice-presidente do CAU-AM (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas), a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, define a poluição como “efeito social”. “Essa naturalização ocorre quando a recorrência do problema substitui a capacidade de indignação e de resposta. A população passa a esperar que, em determinados períodos do ano, o céu fique encoberto, o ar se torne difícil de respirar e a rotina seja prejudicada”.

O também arquiteto e urbanista Emanuel Moraes lembra que o problema não é novo. Manaus enfrentava poluição expressiva do ar em 1997, sob influência do El Niño, e desde 2015 se tornou recorrente. “Quando a recorrência de um problema não é acompanhada de uma resposta pública capaz de reduzir suas causas, existe o risco de que a população e os próprios governos passem a tratá-lo como algo inevitável”.

Fumaça diminui visibilidade na Ponte Rio Negro neste sábado (Imagem: Facebook/Reprodução)
Fumaça diminui visibilidade na Ponte Rio Negro: problema não pode ser ‘naturalizado’, afirmam especialistas (Imagem: Facebook/Reprodução)

Os especialistas divergem no tom, mas não no diagnóstico. A fumaça é tratada como emergência, não como política pública. “Hoje a fumaça é tratada como emergência, como algo que aparece, incomoda e vai embora com a chuva. Ela não é tratada como uma política permanente, com monitoramento da qualidade do ar, planejamento, metas e orçamento. Enquanto for vista como um episódio, ela vai continuar sendo gerida no improviso”, afirma Alan Ferreira.

Para Emanuel Moraes, o problema não é necessariamente a falta de reconhecimento do problema. “Há ações de fiscalização, monitoramento e destinação de recursos, inclusive em situações emergenciais, mas isso não significa que exista uma política suficientemente integrada e contínua para enfrentar o problema”.

Melissa Toledo defende que a gestão comece muito antes da fumaça. “A gestão não deve começar quando a fumaça já encobre a cidade, mas muito antes, com planejamento territorial, monitoramento ambiental, prevenção de queimadas, fiscalização, integração entre os órgãos responsáveis e políticas de proteção à saúde pública”.

Área do município de Autazes com fumaça de queimadas (Imagem: Reprodução/MMA)
Área do município de Autazes com fumaça de queimadas no dia 14 de outubro: ação humana (Imagem: Reprodução/MMA)

Jogo de empurra

Os pesquisadores afirmam que a fumaça ultrapassa fronteiras e os focos de incêndios estão espalhados pela Amazônia. A poluição do ar se espalha por grandes distâncias.

Para Alan Ferreira, isso gera um jogo de empurra. “Muitas vezes ela nasce em outro município ou até em outro estado e cada esfera de governo empurra a responsabilidade para a outra. Quem sofre também está longe de quem queima. Quem respira está em Manaus, e quem queima está no interior”, resume o engenheiro.

Segundo Alan Ferreira, isso “envolve fiscalizar desmatamento, grilagem e uso da terra”. E há outro fator: “Quando chove, o problema some da agenda”.

Emanuel Moraes afirma que a capital não resolve o problema sozinha. “É necessária uma atuação coordenada entre municípios, governos estaduais e governo federal, com responsabilidades definidas, recursos permanentes e planejamento antecipado para os períodos de maior risco”.

Questão política

Todos respondem “sim” à pergunta se queimadas e fumaça são uma questão política, mas com ênfases distintas. Alan Ferreira esclarece o sentido da palavra: “Não estou falando de partido. Estou falando de prioridade de governo”.

Melissa Toledo faz a mesma ressalva, lembrando que as decisões “e as omissões” da gestão pública “influenciam diretamente a exposição da população aos riscos ambientais”.

A pesquisadora e ativista socioambiental Muriel Saragoussi associa o problema à expectativa de impunidade, ao discurso de anistia ambiental e à disputa por terras públicas.

“É importante a gente entender o que faz com que essas pessoas hoje, esses criminosos, estejam queimando. Eles têm a expectativa de que a terra que eles queimaram vai passar a ser deles porque existem candidatos que estão dizendo que vão perdoar quem comete crimes ambientais, que vão mudar a legislação ambiental, afrouxar a legislação ambiental. Queimadas e fumaça, hoje, são um problema político. São um problema político porque existe a expectativa de impunidade e a expectativa, inclusive, de ganhar terras públicas a partir desse ato criminoso”, afirma.

Incêndio destruiu vegetação às margens da rodovia AM-070, no Amazonas (Imagemn: WhatsApp/Reprodução)
Incêndio destruiu vegetação às margens da rodovia AM-070 no dia 1º de outubro: vigilância para prevenir (Imagem: WhatsApp/Reprodução)

Para ela, combater as causas vai além da fiscalização. “Agir nas causas não é só vigilância, monitoramento, controle, prisão para criminosos, mas é também a valorização de um outro modelo de desenvolvimento, de um modelo de desenvolvimento em que a floresta em pé traga benefícios coletivos e seja valorizada também coletivamente”.

Quando a fumaça afeta hospitais, escolas, aeroportos e a economia, o poder público reage, mas apenas sobre o sintoma.

“Não é normal que a gente tenha uma cidade, hoje, que esteja com a pior qualidade do ar possível. Nós estamos só perdendo para a Indonésia em termos de estar poluindo mais o ar que as pessoas estão respirando. As crianças que não estão indo para a escola, elas vão ficar o fazendo quê? Mais tempo na escola em dezembro? Mas em dezembro, o El Niño está aí ainda”, alerta Saragoussi.

Alan Ferreira complementa ressaltando o padrão das respostas estatais. “Vêm o decreto de emergência, o reforço nos hospitais e as brigadas. Essas ações são necessárias, mas são respostas ao sintoma. As causas, que são o desmatamento, a ocupação irregular de terras, a queima de resíduos e a falta de alternativas para o produtor, seguem praticamente intocadas. Por isso o problema volta todo ano”.

Emanuel Moraes observa que o risco não está na falta de informação. Instituições científicas produzem todo ano estudos, previsões e dados de satélite que indicam os períodos mais críticos. “O desafio é transformar esse conhecimento em decisões antecipadas, com recursos, equipes e estratégias de atuação articuladas entre os diferentes níveis de governo.”

Medidas de prevenção

Para evitar que a repetição do problema, Melissa Toledo cita medidas preventivas e de planejamento que precisam ser adotadas antes da seca, como o monitoramento permanente integrando satélites e qualidade do ar, a prevenção territorial, a assistência técnica a produtores rurais para substituir o uso do fogo e um plano de contingência com “critérios objetivos para alertas à população, suspensão ou adaptação de atividades ao ar livre, proteção de escolas e unidades de saúde e atendimento prioritário a crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis”.

Ela propõe ainda a transparência com boletins públicos, orçamentos permanentes e a inclusão do risco nos planos de mobilidade e defesa civil.

Alan Ferreira reforça que a preparação precisa ser feita no período chuvoso. “Se a fumaça é vista como inevitável, ninguém se prepara. A gente só espera a chuva”.

“A pergunta central, portanto, não é apenas porque a fumaça voltou, mas o que foi feito entre uma ocorrência e outra para evitar que ela voltasse a comprometer a vida urbana. Se sabemos que o problema se repete, precisamos transformar essa experiência em planejamento, orçamento, metas, fiscalização e ação coordenada. O direito à cidade também envolve o direito de respirar um ar de qualidade”, ressalta Melissa Toledo.

Ferreira arremata: “A fumaça não é como a cheia nem como a seca. Ela tem origem humana, tem responsável e tem solução. O que falta é tratá-la como problema de gestão pública o ano inteiro, e não só quando a cidade já está sufocando”.

Moradores do bairro Petrópoles usaram máscara para se proteger da poluição do ar neste sábado (Foto: Thaigo Gonçalves/AM ATUAL)
Moradores do bairro Petrópoles usaram máscara no dia 17 de outubro para se proteger da poluição do ar: impacto na saúde (Foto: Thaigo Gonçalves/AM ATUAL)

Impactos na saúde

Diante do agravamento das queimadas e da má qualidade do ar no Amazonas, o Unicef emitiu um alerta sobre os impactos da poluição e da seca na vida de crianças e adolescentes. Houve aumento de 10,5% nos atendimentos por doenças respiratórias na rede municipal de saúde de Manaus entre agosto e setembro, além de levar à suspensão das aulas presenciais na capital.

Lembrando que não existe nível seguro de exposição à fumaça, a organização reforça que a inalação de poluentes agrava quadros de asma, bronquiolite e pneumonia. Para proteger os menores, o Unicef orienta que pais e cuidadores evitem atividades ao ar livre e mantenham portas e janelas fechadas nos dias críticos.

A recomendação inclui reforçar a hidratação, lavar olhos e nariz com soro fisiológico e incentivar o uso de máscaras PFF2/N95 em maiores de dois anos quando houver necessidade de sair de casa.

Também alerta para os cuidados com alimentos e água potável durante a estiagem, recomendando a higienização de hortaliças com hipoclorito de sódio e a filtragem seguida de fervura por cinco minutos ou cloração da água consumida para prevenir infecções hídricas.

Notícias relacionadas

Eneva amplia oportunidades de emprego, qualificação e geração de renda no Amazonas

Governo federal libera R$ 7,9 milhões para ações emergenciais no AM

Condenado por tráfico, irmão de Djidja deixará a prisão e usará tornozeleira

Governo do AM promove 316 PMs, entre eles sete a patente de coronel

Manaus precisa integrar rios, floresta e clima, defende arquiteta

Assuntos Amazonas, fumaça, incêndios florestais, Manaus, manchete, poluição do ar, queimadas
Thiago Gonçalves 24 de outubro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eneva
Especial Publicitário

Eneva amplia oportunidades de emprego, qualificação e geração de renda no Amazonas

23 de outubro de 2026
A progressão ocorre depois que a mãe, Cleusimar Cardoso, também passou para o semiaberto (Foto: Rede social/reprodução)
Dia a Dia

Condenado por tráfico, irmão de Djidja deixará a prisão e usará tornozeleira

23 de outubro de 2026
A alta de 13,5% no ano passado é quase o triplo do IPCA (Foto: Michael Dantas/SEC-AM)
Dia a Dia

Manaus precisa integrar rios, floresta e clima, defende arquiteta

23 de outubro de 2026
Avião joga água para combater focos de incêndio: lei institui diretrizes para controle de incêndios (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Dia a Dia

IA-FogoBio será utilizado no AM para antecipar ocorrência de incêndios

23 de outubro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?