Por Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – Este ano, a Black Friday não será marcada por longas filas, confusões e aglomerações. É o que afirma Ezra Azury Benzion, presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas). O Decreto Estadual n⁰ 42.330, de 28 de maio de 2020, proíbe a realização de liquidações e ações promocionais para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
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O período marcado pela venda de vários produtos com descontos ocorre na última semana deste mês. “Nem os empresários, nem o governo, nem a própria população querem aglomeração. Mas o Black Friday é sinônimo de aglomeração. Então, tivemos uma conversa com o governo e entendemos que não vai ser feita a Black Friday da maneira como estamos acostumados com aquelas filas e confusões todas”, disse Benzion.
Para manter as vendas, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 recomendou o e-commerce e drive-thru, o que será a estratégia adotada, segundo Benzion. “Todas as lojas terão sim as suas promoções, mas vai ser dada preferência para as compras online. Como assim? As pessoas vão no site, por exemplo, fazem a sua compra. Ou aguarda na sua casa ou vai buscar na loja dependendo da negociação como for feita”, afirmou.
Os estabelecimentos que não trabalham com sites terão que aproveitar o alcance das redes sociais. “As lojas que não têm site vão trabalhar por Whatsapp, Instagram, Facebook, ou seja, vão fazer as promoções por via de mídias digitais”, disse Benzion.
De acordo com o presidente FCDL, os comerciantes que têm familiaridade com o meio digital terão mais vantagem. “A maneira que os empresários conseguiram para minimizar o prejuízo é trabalhar com multicanais. Quem estiver mais antenado nessa questão dos multicanais vai poder ter uma Black Friday mais assertiva”, afirmou.
O presidente em exercício da Fecomércio (Federação do Comércio do Amazonas), Aderson Frota, afirma que apesar do cenário ruim há uma expectativa de aumento nas vendas do varejo. “Nós estamos preocupados também com a onda de desabastecimento por que passa a atividade comercial. E nós estamos na expectativa de que possamos ao final desse ano poder, pelo menos, comemorar um crescimento, mesmo que pequeno, mas um crescimento positivo em relação a todas as vendas do varejo em 2020”, disse.
Frota afirma que estão em diálogo com os comerciantes para que sigam as medidas de prevenção contra a Covid-19. “Nós estamos conversando com todos os tipos de empresários, do grande ao microempresário”, disse. “As recomendações do governo do estado devem ser observadas para que a gente evite uma contaminação em massa”, concluiu.
Dados
De acordo com a FCDL, 400 lojas participaram da Black Friday no Amazonas em 2019. Em 2018, foram 280 lojas. A média de descontos nesse período ano passado foi de 50%, enquanto quem em 2018 foi de 60%.
As vendas de fim de ano, com Natal e Ano Novo em 2019 foram 5,5% maiores quem em 2018, que registrou aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. Nesse período no fim de 2019 foram abertas 4 mil vagas temporárias, enquanto que em 2018 foram 2,9 mil.