
Da Redação
MANAUS – Com 106 novos casos registrados nas últimas 24 horas, o Amazonas alcançou 417 infectados pelo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo, 5. De acordo com a Susam (Secretaria de Estado de Saúde), a Covid-19 deixou 15 mortos no estado amazonense.
Conforme balanço feito pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), são 379 casos em Manaus e 38 no interior, sendo: 16 em Manacapuru, 03 em Parintins, 05 em Itacoatiara, 05 em Santo Antônio do Içá, 03 em Tonantins e 02 em Iranduba. Os municípios de Anori, Boca do Acre, Careiro da Várzea e Novo Airão registram um caso, cada.
Seguem em isolamento domiciliar 219 pessoas, 38 pessoas estão internadas, 18 em leitos clínicos e 20 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), sendo 12 em UTI da rede privada e 8 no Hospital Delphina Aziz. Seguem em investigação exames de 1.051 pessoas.
Três óbitos por Covid-19 foram confirmados neste domingo, 5. São eles uma paciente de Manaus, de 50 anos e com histórico de doença renal crônica e obesidade, que veio a óbito às 19h26 do sábado, 4; uma idosa de Manacapuru, de 72 anos e com histórico de hipertensão; e um homem de 55, com histórico de obesidade.
Ao todo, são 11 óbitos de pacientes provenientes de Manaus, três de Manacapuru e um de Parintins. A FVS investiga ainda outros seis óbitos, que estão aguardando exames laboratoriais.
O aumento de casos confirmados de sábado, 4, para domingo, 5, foi de 34%. Ontem a FVS (Fundação de Vigilância de Saúde) havia anunciado 311 casos confirmados e 1.034 casos suspeitos de Covid-19 em todo o Estado.
Manacapuru
O coronavírus avançou no município de Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus) neste domingo com mais seis casos registrados nas últimas 24 horas, alcançando o total de 16 infectados, segundo a prefeitura do município.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, três pessoas morreram por complicações causadas pela Covid-19. Dentre eles, a mulher 72 anos que deu entrada por Manaus.
Quatro casos são do sexo feminino com 19, 30, 35 e 39 anos que estão em isolamento social, com quadro estável e um senhor de 70 anos que foi encaminhado para o Hospital Delphina Aziz com complicações e está internado na UTI.
De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a terceira paciente que morreu tinha comorbidades. “A paciente tinha 72 anos, era portadora doença crônica renal, pulmonar e ex tabagista e estava internada no Hospital 28 de agosto e foi regulada para o Hospital Delphina Aziz com complicações, porém não resistiu”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Glauciane Marinho.
A coordenadora ainda informou que a paciente que encontrava-se no Hospital internada recebeu alta. “Em meio a tanta notícia triste, tivemos uma boa notícia hoje, a paciente que estava internada no Hospital Delphina Aziz recebeu alta e já está em casa”, disse Glauciane.
O município ainda contabiliza 81 casos notificados, que estão em investigação. 164 pessoas em monitoramento e 62 casos descartados.
Itacoatiara
A Prefeitura de Itacoatiara informou que entre os três casos confirmados neste domingo está um homem de 34 anos, que está no hospital Delphina Aziz e tem quadro estável. O outro paciente, um homem de 37 anos, e a terceira pessoa infectada, uma mulher de 40 anos de idade, estão em isolamento domiciliar e também apresentam quadro estável.
Ainda de acordo com a prefeitura, Itacoatiara tem 8 casos confirmados de Covid-19. Desses, dois estão fora do período de transmissão do vírus. O Departamento de Vigilância em Saúde de Itacoatiara descartou 14 possíveis casos da Covid-19. Nesta segunda-feira, 6, novas medidas serão anunciadas pela prefeitura para intensificar o combate ao coronavírus.
