O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Marcação a mais de consultas gerou ‘corrida’ a hospital, diz secretário

9 de junho de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Anoar Samad
Secretário de Saúde, Anoar Samad, disse que Hospital Delphina Azia mudará estratégia de marcação de consultas (Foto: Rodrigo Santos/Secom)
Do ATUAL

MANAUS – O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, disse que haverá mudança nos agendamentos de consultas e exames no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, após a unidade registrar superlotação na manhã desta sexta-feira (9).

De acordo com Samad, para diminuir o absenteísmo, que é a falta de pacientes à consultas marcadas, o hospital passou a agendar atendimentos a mais. Segundo ele, os serviços são confirmados via SMS e WhatsApp e o paciente tem até 15 dias para ir à unidade hospitalar. No entanto, em razão do ponto facultativo nesta sexta-feira, muitos pacientes aproveitaram a folga e resolveram ir no mesmo dia, o que gerou a superlotação no local.

“A marcação a mais ocorreu. A gente marcou a mais porque o absenteísmo é muito grande. E eu creio que, por força do feriado, aqueles que tinham direito a 15 dias, esses que foram marcados a mais, muita gente não está trabalhando hoje, terminaram vindo na consulta e isso superlotou. Nem a direção do hospital esperava tanta gente para atendimento, porque não é a média”, afirmou Samad.

De acordo com a SES, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior.

Samad associa o alto índice de absenteísmo à distância do hospital e à relação com a Covid – o hospital foi referência no atendimento de pacientes com Covid-19. “As pessoas faltavam muito às consultas e exames. Por exemplo, você marcava 20 e vinham oito pacientes consultar somente”, afirmou Samad.

Pacientes se aglomeraram em frente a hospital de Manaus (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Pacientes se aglomeraram em frente a hospital de Manaus (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)

“A gente tem que reduzir essas filas. E você marcar em um hospital de excelência como esse 20 [consultas] e aparecerem oito ou seis [pacientes] para consultar é muito ruim. As estratégias todas foram para diminuir, melhorar o atendimento e diminuir as filas. Todas combinaram num dia só”, completou Samad.

O secretário afirmou que, em razão da superlotação registrada nesta sexta-feira, o hospital evitará agendar consultas para dias entre feriados e fins de semana. “Nós vamos, nesses feriados, evitar marcação a mais, tentar diminuir [o número de agendamentos], traçar estratégias para que não aconteça novamente”, afirmou Samad.

De acordo com a SES, equipes do hospital se mobilizaram para atender a grande demanda. Por volta de 10h30 o atendimento foi normalizado. “O atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento”, informou a secretaria, em nota.

Pacientes foram embora sem atendimento no hospital (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Pacientes foram embora sem atendimento no hospital (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Erro

Samad afirmou que houve erro na marcação de consultas de endocrinologia. “Endocrinologia realmente foi um erro de marcação. Estes pacientes serão remarcados”, afirmou o secretário.

A diretora do hospital, Cinthia Rodrigues, informou que 40 pacientes tiveram atendimentos remarcados. “Dentro de 15 dias todos passarão por atendimento”, afirmou.

Leia a nota da SES na íntegra:

Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informa que, após um pico no fluxo de pacientes nas primeiras horas da manhã, nesta sexta-feira (09/06), o atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento.

A SES informa que, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior. A unidade de saúde, que é referência de atendimento assistencial, segue trabalhando para melhorar cada vez mais os fluxos e o atendimento à população.

Por conta do absenteísmo , o hospital adotou uma série de iniciativas para combater estas ausências, entre elas a extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros.

Vale reforçar que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, o paciente é informado sobre a hora do atendimento, não havendo necessidade de chegar à unidade com muita antecedência. É importante ressaltar, ainda, que o paciente aguarde a confirmação de consulta via contato telefônico (SMS e WhatsApp), como é padrão na unidade de saúde.

Nesta sexta-feira, a equipe do hospital aproveitou para realizar a atualização cadastral das pessoas que aguardavam o atendimento, uma vez que muitas estavam com os números de telefones desatualizados.

Notícias relacionadas

Seca na Amazônia atingiu 38% das áreas habitadas no último El Niño

Ministro defende tratar bets como problema de saúde pública

Wilson Lima relata atentado contra equipe da campanha dele em Manaus

Estudo identifica risco do uso de água subterrânea em Manaus

Projeto vai preparar ribeirinhos no AM para enfrentar efeitos do El Niño

Assuntos agendamentos, Anoar Samad, consultas e exames, Hospital Delphina Aziz, manchete, Secretaria de Saúde do Amazonas, SES-AM
Felipe Campinas 9 de junho de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • Dinemar Batista de Brito disse:
    10 de junho de 2023 às 12:37

    Nada justifica a superlotação nos hospitais a não ser a falta de planejamento e a incompetência do secretário. As filas se tornam grandes por que os médicos se acham deuses e fazem o que bem entendem. É inadmissível a consulta ser marcada para 07:00h e o médico só chegar às 10:00h. Não existe esse negócio de absenteísmo. O que existe é pura falta de planejamento por parte da SES. O paciente não vai esperar 4 meses para a liberação de uma consulta e no final não ir.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A seca no Amazonas teve influência do El Niño. Marina do David, na zona oeste de Manaus (Foto: Rafa Neddermeyer/ABr)
Dia a Dia

Seca na Amazônia atingiu 38% das áreas habitadas no último El Niño

4 de setembro de 2026
Wilson Lima
Política

Wilson Lima relata atentado contra equipe da campanha dele em Manaus

4 de setembro de 2026
Dia a Dia

Agentes devem usar câmeras no peito na fiscalização de trânsito no AM

3 de setembro de 2026
Guardas municipais durante abordagens em transportes coletivos (Foto: Divulgação / Semseg)
Dia a Dia

MPF alerta: PEC da Segurança põe direitos individuais em risco

3 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?