O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Associação vai à Justiça para afastar PMs do grupo de risco da Covid-19 no Amazonas

7 de abril de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
Associação pede afastamento de PMs do grupo de risco para Covid-19 (Foto: Felipe Campinas/ATUAL)
Por Felipe Campinas, da Redação

MANAUS – A Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares do Amazonas entrou com mandado de segurança no TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) pedindo o afastamento temporário de policiais que estão no grupo de risco para o novo coronavírus.

Na ação, a associação considera “ato abusivo” a manutenção de PMs portadores de doenças crônicas em serviço operacional em plena pandemia da Covid-19, que já infectou 636 pessoas no Amazonas e deixou 23 mortos até esta terça-feira, 7.

A associação afirma que por estarem em contato com o público em ações que visam o cumprimento de medidas de prevenção, PMs “correm grande risco de serem contaminados”.

A entidade diz que o comandante-geral da PM, Ayrton Norte, “não toma as providências” para o afastamento dos militares do grupo de risco do serviço operacional, “embora o Decreto nº 42.061/2020 lhe faculte essa decisão”.

Para a associação, o afastamento dos PMs é de “extrema importância”, uma vez que a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) alertou para explosão dos números de casos diagnosticados e para o risco de colapso na saúde do Amazonas.

De acordo com o Comando-Geral da PM, a Portaria Normativa nº 001, que consta no Boletim Geral nº 050, publicado no dia 18 de março, determina que PMs acima de 60 anos, gestantes lactantes e portadores de doenças crônicas trabalhem de casa por 15 dias.

O Comando-Geral da PM também informou que o home office para policiais e servidores civis incluídos no grupo de risco foi prorrogado por mais 15 dias, conforme a Portaria Normativa nº 002, publicada no Boletim Geral nº 59, na última quarta-feira, 1.

Procurado pela reportagem, o presidente da Associação, sargento Pereirinha, afirmou que não teve acesso as portarias e que, mesmo que haja determinação para PMs trabalharem de casa, a portaria “não estão sendo cumprida”. “Hoje, os companheiros da Polícia Militar não estão trabalhando de casa, eles estão na rua. Eu fiz esse mandado a pedido da tropa, a pedido deles que me ligaram e me disseram: eu sou diabético, tenho problema de hipertensão, eu já tenho 60 anos”, disse Pereirinha.

“Então, esse mandado de segurança é visando deixar esse pessoal trabalhando de casa ou trabalhando em serviço interno para não comprometer a saúde deles. A portaria que você leu já diz isso, mas não está sendo cumprida”, disse o presidente da entidade.

Risco de morte

No dia 30 de março, em nota divulgada nas redes sociais, o presidente da associação, Sargento Pereirinha, pediu o afastamento de PMs hipertensos e diabéticos. Ele também alertou para possíveis internações de policiais e “grave risco de óbito”.

“Está comprovado e, abertamente, sendo divulgado pelas autoridades e órgãos de notório conhecimento científico que as pessoas portadoras de hipertensão e diabetes são as que (…) correm maior risco de desenvolver a forma grave da doença, levando-as à internação e grave risco de óbito”, afirmou Pereirinha.

O presidente da associação sugeriu que os PMs do grupo de risco façam serviços internos ou fiquem em casa. “Medidas igual a esta já foram adotadas por todos os órgãos públicos civis e militares, visando resguardar a segurança da saúde destes profissionais”, disse.

Operação

No último sábado, 4, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou o policiamento ostensivo nas ruas de Manaus para orientar a população sobre a quarentena. “Estamos colocando na rua toda a nossa força de segurança”, disse o governador.

Nessa segunda-feira, 6, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e FVS foram às ruas de Manaus para fiscalizar focos de aglomerações e fecharam pontos de comércio não essencial.

A operação, denominada “Fique em Casa”, alcançou a Rua do Fuxico, região localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, que concentra lojas de varejo. No local, foi registrada intensa movimentação de pessoas.

Sobre a portaria que trata da quarentena, o Comando-Geral da Polícia Militar informou que “a determinação vem sendo cumprida pelos comandantes das Unidades bem como, da administração do Comando Geral desde a sua publicação”.

Aos policiais militares que não tem restrições e estão em serviço foram fornecidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como forma de diminuir as chances de proliferação do vírus, informou o Comando-Geral da PM.

Leia a íntegra da nota da PM:

Nota

A Polícia Militar informa que todas as orientações que estabelecem a aplicação de medidas de proteção para o enfrentamento emergencial de saúde pública, no combate ao coronavírus Covid-19, estão sendo realizadas pelo Comando da Corporação.

Nos dias 18 de Março e 01 de Abril, o Comandante Geral Coronel Ayrton Norte, determinou a publicação em BG (Boletim Geral) da seguinte redação:

“Art. 7° – Determina aos policiais militares e funcionários civis acima de 60 anos de idade, bem como gestantes, lactantes e os portadores de doenças crônicas, devidamente comprovadas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19, poderão exercer suas atividades por meio de home office pelos próximos 15 dias, sem prejuízo de integralidade de sua remuneração”.

A determinação vem sendo cumprida pelos comandantes das Unidades bem como, da administração do Comando Geral desde a sua publicação, conforme documento comprobatório.

Aos policiais militares que não tem restrições e estão em serviço, foram fornecidos equipamentos de proteção individual (EPI), como forma de diminuir as chances de proliferação do vírus. Durante a distribuição dos kits foram repassadas orientações para que o militar faça a utilização e o descarte de forma correta.

Notícias relacionadas

Ageman suspende tarifa de esgoto em imóveis sem ligação viável em Manaus

Candidatos ignoram violência sexual contra a criança em planos de governo

Ônibus capota na BR-174 e 3 pessoas ficam feridas em estado grave

Notícia falsa sobre Nossa Senhora Aparecida mobilizou redes sociais

Professor vê manejo de jacarés como estratégia de conservação da espécie

Assuntos Covid-19, isolamento social, manchete, PMs, Polícia Militar do Amazonas
Felipe Campinas 7 de abril de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Candidatos ignoram violência sexual contra a criança em planos de governo

27 de setembro de 2026
Economia

Professor vê manejo de jacarés como estratégia de conservação da espécie

26 de setembro de 2026
campanha eleitoral
Política

Candidatos no AM travam ‘guerra judicial’ na reta final de campanha

25 de setembro de 2026
Ambulãncias do SAMU em hospital de Manaus: macas ficam retidas para acomodar pacientes (Foto: Luiz Felipe Santos)
Dia a Dia

Retenção de macas trava 2,2 mil atendimentos do SAMU em Manaus, diz DPE

25 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?