O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual


Expressão

Procuradora do MPC tira foco da eleição no caso da Ceap

4 de setembro de 2014 Expressão
Compartilhar

A procuradora Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, do Ministério Público de Contas (MPC), não toca no ponto central da discussão em torno do uso da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o chamado cotão, dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), ao fazer o pedido ao TCE para excluir de forma definitiva o benefício. O ponto central era o uso da Ceap no período eleitoral, em que os deputados usam os recursos que deveriam dar suporte ao mandato para fazer campanha eleitoral. Todos os deputados, sem exceção, concorrem às eleições gerais deste ano. Ao abandonar na representação ao TCE o uso do benefício para fins eleitorais e pedir a extinção de forma definitiva, Cantanhede dificulta a suspensão da cota com a pressa que o momento exige e dá munição para a defesa da Assembleia Legislativa, porque o benefício não é exclusividade dos deputados do Amazonas. É exatamente este argumento que o conselheiro Raimundo José Michiles deve usar para rejeitar a proposta: o de que o Congresso Nacional concede o benefício aos parlamentares de Brasília e de que não há questionamento a respeito da inconstitucionalidade, como alega a procuradora, no Tribunal de Contas da União.

Demora

A procuradora também demorou um tempo mais do que razoável para apresentar a representação. Desde que o procurador Ruy Marcelo Alencar pediu a suspensão do benefício dos vereadores de Manaus, em maio, se passaram quase quatro meses para ela questionar a ALE. A decisão do conselheiro Júlio Cabral proibindo a Ceap na CMM durante o período eleitoral para todos os edis saiu no dia 28 de maio e desde lá os vereadores questionaram porque o TCE não fazia o mesmo com os deputados.

Processo de expulsão

Está em curso na Polícia Militar um processo para expulsar o major Wilmar Tabaiares da corporação sob a alegação de indisciplina. Ele postou em sua página no Facebook um texto em que expôs os motivos porque foi exonerado do Batalhão Ambiental no mês passado e acusava a cúpula da PM de ser conivente com o crime ambiental. Entre os nomes citados por ele estava o do novo comandante-geral, Eliézio Almeida.

‘Insubordinado, não’

O major Tabaiares afirma que não praticou insubordinação e que agiu para proteger a instituição Polícia Militar. Segundo ele, a exoneração ocorreu porque ele não aceitou fazer o que o comando queria porque contrariava a legislação vigente. “Eu não posso envergonhar os meus filhos. Tenho que dar exemplo de moral”, disse. O clima na cúpula da Polícia Militar é de muita tensão.

ligações perigosas

O senador Eduardo Braga (PMDB) foi à tribuna do Senado falar mal da segurança pública do Amazonas e na ocasião citou as exonerações e entrega de comandos por oficiais da PM nesta semana. No dia seguinte, o coordenador de comunicação da campanha dele ao governo do Estado abastece a imprensa com uma sugestão de pauta convocando jornalistas para uma entrevista coletiva com os exonerados e afastados. Depois, o coordenador da campanha de Braga disse que fez o convite porque é amigo de um dos oficiais e que não há qualquer envolvimento político do chefe ele com os rumores na cúpula da PM. Será?

Esforço em vão

É inegável o esforço da equipe de fiscalização da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas em combater a propaganda irregular, mas ilegalidade praticada pela classe política chega a afrontar a Justiça Eleitoral. Enquanto os fiscais combatem as irregularidades em um bairro, a propaganda irregular corre solta em outros. E Manaus é o foco da fiscalização. No interior do Estado, onde há apenas o juiz que divide seu tempo com os afazeres na Justiça comum, a situação é ainda mais dramática. São pucos os que respeitam a lei.

Notícias relacionadas

Neymar Jr. é esperança do Brasil na Copa?!

Flávio Bolsonaro evoca ‘guerra espiritual’ como cabo eleitoral

Cenário atual põe 4 candidatos com chances de 2° turno no AM

A mentira de Débora e o engodo do CDL Jovem

Conversas de Lula e de Flávio com Vorcaro são incomparáveis

Assuntos Ceap, MPC
Valmir Lima 4 de setembro de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

David Reis
Política

Gastos de 2024 do ‘Cotão’ da Câmara de Manaus estão indisponíveis

14 de janeiro de 2025
Câmara dos Deputados
Política

Regalias sem fim: contribuinte vai pagar bagagem e internet em voos para deputados

13 de janeiro de 2025
Amom Mandel diz que não quer e não será candidato a prefeito de Manaus (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Política

Amom é o deputado federal que menos gastou o ‘Cotão’ em 2024

10 de janeiro de 2025
Vereadores de Manaus têm direito a R$ 33 mil de 'cotão' por mês (Foto: Mauro Pereira/Dicom/CMM)
Política

MPAM quer anular ‘gatilho’ que aumentou cotão dos vereadores

22 de maio de 2024

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?