Seap descobre túnel que daria acesso a ala de presídio com 250 presos

Pela grande quantidade de alimentos, secretário deduz que túnel teve participação de várias pessoas (Foto: Felipe Moura/Seap)

Pela grande quantidade de alimentos, secretário deduz que túnel teve participação de várias pessoas (Foto: Felipe Moura/Seap)

Da Redação
MANAUS – Um túnel com 3 metros de profundidade e 8 de comprimento foi descoberto na manhã deste sábado, 14, a 100 metros da muralha do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), na área do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) na zona rural de Manaus. A escavação dava acesso ao pavilhão 5 da unidade onde estão 250 presos.

O túnel foi descoberto por servidores da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) durante revista de rotina antes da visita de parentes dos presos. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Cleitman Coelho, a estrutura do túnel era grande. “Acreditamos que o desenvolvimento da escavação teve o apoio de muitas pessoas por conta dos objetos que encontramos, como mantimentos, ventiladores, redes, garrafões de água, baldes, gerador de energia e descarga de moto silenciadora. Era um plano bem arquitetado, com muitos fatores que davam suporte aos que estavam escavando o túnel”, disse.

A descarga de moto silenciadora, conforme o secretário, era usada para abafar o barulho do gerador de energia que estava dentro do túnel. “Esse não é um túnel comum em relação aos outros que já encontramos no sistema. Os internos utilizariam a estrutura nos próximos dias”, disse.

Esse é o segundo túnel encontrado pela Seap este ano. Em abril, uma estrutura foi descoberta no pavilhão 1 do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), evitando que presos condenados e de alta periculosidade fugissem da unidade.

Durante todo o fim de semana, equipes da Seap estarão atuando no ramal das unidades na BR-174 e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na zona leste de Manaus. O objetivo é acompanhar a rotina das unidades durante a visita de familiares e atuar na prevenção de eventos que possam desestabilizar o sistema.

Seja o primeiro a comentar on "Seap descobre túnel que daria acesso a ala de presídio com 250 presos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.