
Da Redação
MANAUS – Um milhão de doses da vacina Sputnik V, adquirida pelo Governo do Amazonas em consórcio com os governadores dos estados do Norte, deve chegar a Manaus entre abril e julho. A vacina é fabricada na Rússia e custará R$ 76 milhões ao estado.
O consórcio envolve os estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O grupo comprou 10 milhões de doses, mas com a coordenação do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, parte das vacinas pode ir para o PNI, pois há um compromisso do Ministério da Saúde em pagar por essas doses. Caso isso ocorra, serão distribuídas igualitariamente aos estados.
A aquisição das vacinas depende da liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Wilson Lima disse que o Amazonas já recebeu 1.034.620 doses de vacinas contra a Covid-19 em nove remessas. A última ocorreu no sábado, 20, com 221.800 mil doses.
Com essa nova entrega, será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos e iniciar a imunização de pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades.
Vacinas aplicadas
Na segunda-feira, 22, o Amazonas atingiu a marca de 518.531 doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas. São 401.777 da primeira dose e 116.754 da segunda.
Segundo o Consórcio de Veículos de imprensa, o Amazonas é o estado que mais vacinas aplicou em comparação com outras unidades da federação.