
Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – As aulas do curso de Direito da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) mediadas por tecnologia para aprovados em editais publicados em 2021 começarão em junho deste ano, informou a instituição ao ATUAL. Os editais previam que as aulas começariam no segundo semestre de 2022, mas a falta de professores adiou os planos da instituição.
As vagas para os cursos de Direito, Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Tecnologia em Design Digital com aulas transmitidas diretamente de Manaus foram ofertadas para 18 municípios através do Vestibular e SIS (Sistema de Ingresso Seriado). As listas de aprovados nos dois vestibulares foram publicadas em março do ano passado.
Estudantes disseram à reportagem que aguardam desde o ano passado o início das aulas e que não recebem nenhuma informação da instituição. “Hoje a gente manda mensagem no grupo que fizeram para ‘tirarmos dúvidas’ e não respondem”, disse um aluno do curso de Direito de Itacoatiara, que não quis se identificar.
A UEA informou que as aulas do cursos de Língua Inglesa iniciam dia 24 de abril em 15 municípios (Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Urucurituba, Tabatinga, Ipixuna, Manicoré e São Gabriel da Cachoeira). E as do terceiro período do curso de Tecnologia em Design Digital, em Parintins, iniciam no dia 8 de maio.
De acordo com a UEA, os cursos de oferta especial exigem dois professores ministrantes das aulas nos estúdios do Centro de Mídias da UEA e um professor mediador que acompanhará a turma presencialmente. Os docentes mediadores não são integrantes do quadro permanente da UEA e precisam ser contratados via PSS (Processo Seletivo Simplificado).
Ainda conforme a UEA, no momento de oferta do Vestibular e SIS 2021, a universidade estava impedida legalmente de fazer o PSS, porque não havia firmado um Termo de Ajustamento de Gestão com o TCE-AM (Tribunal de Contas do Amazonas). Devido ao período eleitoral, a UEA permaneceu impedida de realizar qualquer concurso para contratação de pessoal.
A UEA informou que lançou, em janeiro deste ano, edital para realização do PSS. O concurso chegou ao fim em março de 2023 e, atualmente, a universidade está em fase de convocação dos aprovados. Em reunião do Conselho Universitário, foi aprovado o novo calendário acadêmico, estabelecendo o início das atividades do primeiro semestre de 2023 para o dia 8 de maio.
As aulas do curso de Direito iniciarão em junho. “Com o novo calendário, a coordenação do curso de Bacharelado em Direito, em acordo com a gestão superior, estabeleceu que as aulas iniciarão em junho de 2023, tempo suficiente para a conclusão de todas as fases do PSS e deslocamento dos professores aprovados para os municípios”, informou a UEA.
“A gestão superior da UEA compreende o sentimento dos acadêmicos, mas reitera que todos os esforços foram realizados para resolver a situação de ordem prática, tão logo a legislação eleitoral permitisse. Além disso, a gestão sempre buscou manter os alunos informados e está realizando os preparativos finais para iniciar as atividades do curso”, completou a UEA.
