Por Iolanda Ventura e Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação
MANAUS – Comerciantes e moradores de algumas áreas de Manaus estão no terceiro dia sem energia, desde o temporal na capital na última segunda-feira (27). A chuva forte provocou danos na rede elétrica em vários pontos da cidade.
Antônio Cascais, dono de uma loja de suprimentos e consertos de material de informática no Centro, relata que o prejuízo é de aproximadamente R$ 3 mil. Ele abre o estabelecimento todos os dias esperando que o problema seja solucionado. “Até agora nada, desde segunda feira. Ainda não chegou (a energia). Só prejuízo”, relatou. Até às 11h36, quando conversou com a reportagem, o reabastecimento não havia sido normalizado.
Moradores ouvidos pelo ATUAL afirmam que no Centro, na Avenida Joaquim Nabuco, metade do quarteirão entre a Rua Lima Bacuri e a Avenida Sete de Setembro permanece sem luz desde segunda-feira. A outra metade, que recebe fornecimento da rede elétrica da Sete de Setembro, está normal.
No bairro Colônia Santo Antônio, zona norte, o problema foi na Rua Coronel Nardi, esquina com a Rua Marechal Hermes, como relata a moradora Ana Santos, 51 anos, técnica administrativa. Segundo ela, a energia foi embora às 8h de segunda-feira (27) retornou por volta das 10h desta quarta-feira (29).
“Eu fiz 500 ligações para lá [Amazonas Energia] superchateada com as coisas realmente estragando. Eles só fazem dizer assim ‘Olha, você espera. Nós estamos com a equipe técnica para resolver’. E era o transformador na outra rua e a gente via que não tinha ninguém”, disse.
Ana Santos conta que emprestou caixas de isopor e comprou gelo para tentar conservar os alimentos e relata outros prejuízos. “A minha bomba queimou, mas eu não estou nem colocando essa questão da bomba. Eu não fui nem trabalhar tentando resolver essa situação”, contou.
Ana reclama do atendimento da concessionária. “A Amazonas Energia trata o povo com muito descaso, porque na hora de cortar é uma facilidade”.
Consultada, a Amazonas Energia informou em nota que cerca de 1 mil pessoas ainda estão com problemas de fornecimento de energia, principalmente em área rural. Segundo a empresa, já foram reativados todos os alimentadores, assim como transformadores, chaves e ramais. O trabalho agora visa corrigir problemas ocasionados em clientes isolados.
A Amazonas Energia afirma que nesta quarta-feira (29) as demandas estão sendo atendidas por ordem de maior tempo por falta de energia. “Para isso colocamos nas ruas equipes extras de forma emergencial para restabelecer o sistema elétrico desde o temporal”, diz no comunicado.
A empresa pontua que a rede elétrica sofreu um forte dano causado por placas de publicidade, telhas, árvores, bem com acidentes de trânsito que derrubaram postes em alguns pontos da cidade.
As demandas para a Amazonas Energia podem ser enviadas aos canais de atendimento: call center e WhatsApp 0800 701 3001, aplicativo da empresa e site https://website.amazonasenergia.com/.