
Da Redação
MANAUS – O tráfego de veículos em Manaus no entorno do sambódromo, na zona centro-sul, será alterado nos dias 5 (quinta-feira) e 7 (sábado) para os desfiles cívico e militar da Semana da Pátria. Na quinta, a Avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. Já a avenida Pedro Teixeira será fechada para o trânsito no trecho entre a Constantino Nery e a Rua Francisco Orellana. A Avenida Lóris Cordovil vai ser interditada no trecho entre a Avenida Constantino Nery e a Rua Vivaldo Lima (SPA do Alvorada).
A Avenida Constantino Nery fica interditada entre o Viaduto de Flores e a Avenida Pedro Teixeira apenas no sentido bairro/Centro. O fluxo será desviado para as avenidas Mário Ypiranga e Djalma Batista. O acesso ou saída do conjunto de Flores (ao lado da Ambev) será feito pela Lóris Cordovil que será sinalizada com gradis.
O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado exclusivamente pela Avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Avenida Constantino Nery, a partir da Alameda do Samba. A coordenação do desfile fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar.
O acesso para os bairros das zonas oeste e centro-oeste será feito pela Avenida Theomário Pinto (prolongamento da Darcy Vargas) ou pela Avenida Desembargador João Machado (Franceses). A travessa Pedro Teixeira (ao lado da Delegacia Geral) vai ser interditada a partir das 12h. O acesso dos moradores será realizado exclusivamente pela Constantino Nery.
Desfile militar
No dia 7 de setembro, as intervenções no trânsito começarão às 5h, com restrição de tráfego nos seguintes trechos:
– A Avenida Constantino Nery será interditada em ambos os sentidos entre a Rua São Geraldo e Viaduto de Flores.
– A Avenida Pedro Teixeira fica bloqueada entre as avenidas Dom Pedro e Djalma Batista.
– A Avenida Lóris Cordovil será interditada no trecho entre o SPA da Alvorada e Constantino Nery.
O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado exclusivamente pela Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Constantino Nery. A triagem dos veículos autorizados a estacionar fica sob a responsabilidade da coordenação do desfile.
Os veículos, que circulam na Avenida Constantino Nery em direção ao bairro, serão desviados para a Rua São Geraldo e depois para a Djalma Batista. Quem vem da Torquato Tapajós em direção ao centro será desviado para a Avenida Mário Ypiranga.
Transporte
As linhas de ônibus que atendem o entorno do Sambódromo terão itinerários alterados. As linhas que trafegam no sentido bairro/Centro no T1 (Avenida Constantino Nery) vão realizar embarque e desembarque nesse sentido, pois os desvios de todas linhas serão realizados pela Avenida Djalma Batista.
As empresas que não têm ponto de parada sinalizado no T1, sentido bairro/Centro, realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do terminal.
Os desvios das linhas ocorrerão a partir das 13h na quinta-feira, 5/9, e no sábado, 7/9, às 4h30, voltando ao itinerário normal após liberação do fluxo das vias.
Quinta-feira
A interdição da Avenida Constantino Nery acontecerá somente no sentido bairro/Centro, devendo o fluxo das linhas seguir também pela Avenida Djalma Batista. As linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada devem seguir o mesmo fluxo, porém seguindo pela Constantino Nery.
As linhas da avenida São Jorge, no sentido centro/bairro, seguirão o fluxo normal pela Constantino Nery, retornando na Ponte dos Bilhares. Na Lóris Cordovil, as linhas seguirão o fluxo até a Avenida Djalma Batista.