
Do ATUAL
MANAUS – A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) lança a campanha “Justiça pela Infância”. A finalidade é ampliar a proteção de crianças e adolescentes, além de conscientizar a sociedade sobre os riscos enfrentados por esse público vulnerável, especialmente durante grandes eventos culturais e públicos.
Com caráter educativo, informativo e de utilidade pública, a campanha aborda temas como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, abandono e outras formas de violência contra crianças e adolescentes. Todo o conteúdo foi desenvolvido com linguagem acessível e recursos audiovisuais para dialogar diretamente com a população e reforçar a importância da denúncia por meio do Disque 100.
“A defesa dos direitos da infância e da juventude é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada por toda a sociedade. O Tribunal cumpre seu papel institucional, mas sabemos que só com o engajamento coletivo, das famílias, da comunidade e das instituições públicas e privadas, conseguiremos avançar no enfrentamento às violações que ainda afetam nossas crianças e adolescentes”, afirmou o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes.
A campanha conta com vídeos curtos gravados por magistrados e magistradas que atuam na área da Infância e Juventude, além de um clipe interpretado pela cantora Márcia Siqueira, com toada temática e elementos visuais dos bois Caprichoso e Garantido, aproveitando o período do Festival Folclórico de Parintins.
Outro iniciativa é o podcast vinculado à campanha, que traz entrevistas com especialistas e operadores do Direito, abordando as principais situações de vulnerabilidade da infância no Amazonas, com orientações práticas para pais, responsáveis e toda a sociedade. O podcast já está disponível no canal do TJAM no YouTube.
A coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana Meirelles, disse que a campanha é necessária diante do aumento dos casos registrados. “Somente neste primeiro semestre, as duas Varas Especializadas em Crimes contra a Dignidade Sexual e de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, em Manaus, registraram 1.189 processos, mais que o dobro do mesmo período do ano passado”, disse.
“Na Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) foram 445 boletins de ocorrência por estupro de vulnerável – uma média de quase três casos por dia, apenas na capital. É inadmissível que crianças e adolescentes continuem expostos a tanta violência e precisamos agir com firmeza”, acrescentou a desembargadora.
O videoclipe da campanha será nesta quinta-feira (19). A veiculação ocorrerá até o final do mês, com foco na mobilização social e na disseminação das mensagens de proteção e enfrentamento às violências contra o público infantojuvenil.