Do ATUAL
MANAUS – Professores, psicólogos, pedagogos e profissionais de vídeo vão percorrer sete comunidades ribeirinhas do Amazonas em uma van para qualificar moradores em atividades culturais e de mídia. A caravana começa no dia 9 novembro e ocorrerá sempre nos fins de semana.
A iniciativa é do Programa Territórios da Cultura, do Ministério da Cultura. Segundo Oiana Couto, gerente administrativa do projeto no Amazonas, as comunidades ribeirinhas são ricas em histórias e manifestações culturais, mas é preciso o conhecimento técnico e o suporte de material para que elas sejam realizadas e divulgadas. A primeira comunidade a ser visitada é Paricatuba, no dia 9, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
“Nós fizemos um levantamento cultural das comunidades que iremos atender. E, neste primeiro momento, a finalidade do projeto é levar capacitação técnica, proporcionar ferramentas adequadas para que os próprios moradores produzam e divulguem a sua arte, contos e lendas”, diz Couto.
Oiana disse que, em média, cada comunidade visitada tem dois mil habitantes e até o final do ano pretende atender 14 mil pessoas. “O veículo está equipado com uma biblioteca com mais de 400 livros, estúdio de produção de imagens e sons para gravação de podcasts, além de projetor e telão para cinema de rua, palco para apresentações culturais, internet e gerador de energia”, detalha Couto.
Em 2025, a meta do projeto é estender as capacitações para mais 30 comunidades ribeirinhas no estado. A adaptação de cada veículo custou R$ 615 mil, com recursos do FNC (Fundo Nacional de Cultura).
No mês de agosto, Margareth Menezes, ministra da Cultura, disse no programa ‘Bom dia, Ministra’ que há a possibilidade de adaptar barcos para atender às populações ribeirinhas, onde o acesso por terra é difícil. “A nossa ideia também é que, em algum momento mais à frente, possamos ter barcos para chegar àqueles lugares lá dentro da Amazônia porque é um direito de todos”.