O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Síndrome rara causada pela Covid-19 ataca o sistema nervoso

12 de setembro de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
pacientes transferidos
Socorro a paciente de Covid-19: doença causa síndrome rara (Foto: Arthur Castro/Secom)
Por Juliana Santos, da Folhapress

SÃO PAULO – O mundo convive com a Covid-19 há mais de um ano e meio, mas para os cientistas, ainda há muito a descobrir sobre a doença. Além dos efeitos que o público já conhece, como falta de ar e sintomas gripais, a infecção pelo vírus Sars-Cov-2 pode desencadear problemas mais raros, que podem ser duradouros.

Um destes é a síndrome de Guillain-Barré (SGB), em que o sistema imunológico responde a uma ameaça externa atacando células do sistema nervoso. Ela geralmente se manifesta através de dores e formigamento nos pés, que podem subir até as pernas e, menos frequentemente, à parte superior do corpo. O paciente pode sentir fraqueza, ou, em casos mais graves, paralisia.

Casos assim foram identificados em pacientes de Covid-19 logo no início da pandemia – a síndrome é rara, mas já era conhecida por afetar pessoas com outras infecções virais e bacterianas de forma similar ao que acontece com o novo coronavírus.

Agora, especialistas encaram suspeitas de que algumas vacinas contra a Covid-19 também poderiam levar à SGB. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi notificada de 35 destas suspeitas até o final de julho, e pediu, em nota, para a doença ser incluída na bula como efeito adverso raríssimo dos imunizantes. A Janssen já atendeu à demanda.

Marcos Yu Bin Pai, médico especialista em dor e acupuntura, diz que “há evidências de que a SGB é uma reação auto-imune, em que o corpo produz anticorpos direcionados à mielina, (tecido) que protege os nervos”.

As vacinas podem desencadear a reação pois “tendem a acelerar o sistema imunológico, o que poderia estimular os anticorpos a reconhecerem células do corpo como estranhas”.

Um efeito similar já foi comprovado após a vacina da gripe. Com os imunizantes da Covid-19, no entanto, pouquíssimos casos suspeitos foram identificados, e ainda não é possível comprovar esta relação.

O neurologista Hennan Salzedas Teixeira tranquiliza: “Geralmente os casos [da SGB] são leves a moderados, com boa recuperação”, diz. “Os casos que implicam em sequelas graves e mortes são muito pouco frequentes”.

Benefícios da vacina  

Todo ano, a cada 100 mil pessoas, cerca de três desenvolvem a síndrome de Guillain-Barré. A vacina da gripe provoca este problema em até duas pessoas a cada milhão de imunizados.

Embora especialistas ainda não tenham descoberto tal proporção no caso da Covid-19 e seus imunizantes, os efeitos positivos para a saúde individual e a proteção de todos ao redor provocados pelas vacinas são muito mais relevantes, segundo médicos, do que a possível relação ao risco de ter a SGB.

Mas, para quem deseja ficar atento aos sintomas após a primeira ou segunda dose, vale detalhar: os sinais da doença costumam aparecer 48 horas após a vacinação. Além de formigamento, dor nos membros inferiores e fraqueza, visão dupla e dificuldade ao andar também podem surgir nos pacientes.

A grande maioria dos casos é leve, e o tratamento geralmente consiste em neutralizar os anticorpos “rebeldes”, que estão atacando o sistema nervoso, com anticorpos de uma pessoa saudável.

Síndrome de Guillain-Barré
O que é?

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune que faz o sistema imunológico atacar as células nervosas do corpo.

Ela pode causar:

Formigamento e perda de sensibilidade nos membros inferiores

Fraqueza crescente

Dor e queimação

Paralisia, em casos graves

Visão dupla e dificuldade ao mover os olhos, engolir, falar ou mastigar, e menor controle da bexiga e funções intestinais

Diagnóstico

Avaliação clínica e neurológica

Análise laboratorial do líquido cefalorraquiano (envolve o sistema nervoso central)

Eletroneuromiografia (avalia lesões no sistema nervoso periférico)

Frequência

A cada 100 mil pessoas em todo o mundo, entre 2 e 4 desenvolvem a doença todos os anos

É grave?

A maioria dos casos são de leves a moderados, com recuperação total em 50% dos pacientes

Tratamento

Infusão de altas doses de gamaglobulina endovenosa

Plasmaferese (método de filtração do sangue)

Fisioterapia

A síndrome e a Covid-19

A doença costuma aparecer quando uma pessoa é infectada por uma bactéria, ou um vírus, como é o caso de doenças como zika, dengue e a própria Covid-19

A Anvisa foi notificada sobre casos suspeitos da SGB após a imunização com as vacinas contra o novo coronavírus, como AstraZeneca, Janssen e Coronavac

A SGB é uma complicação já conhecida da Covid-19, mas especialistas ainda não tem certeza de sua associação com as vacinas. No entanto, já foram relatados casos de pacientes que desenvolveram SGB após a imunização contra a influenza (gripe). Até o momento, cerca de 35 casos suspeitos de SGB pós-vacina foram notificados à Anvisa

SGB x outros efeitos

Vacinas contra a Covid-19 podem ter uma variedade de efeitos adversos, como dor no braço, leve inchaço e vermelhidão, que duram até 48 horas após a imunização

Já os sintomas da SGB surgem após 48 horas; começam geralmente nos pés, e evoluem para as pernas.

Precaução

Embora as chances de desenvolver a síndrome após contrair o novo coronavírus sejam raras, e mais ainda após a vacina, o imunizante da Janssen já traz a SGB como possível efeito adverso raríssimo. A Anvisa já solicitou a inclusão da síndrome na bula de outras vacinas

Fontes: Hennan Salzedas Teixeira, neurologista do ICNE (Instituto de Ciências Neurológicas); Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo); Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)

Notícias relacionadas

FUP e sindicatos questionam isenção fiscal para refino na ZFM

Lula inicia radioterapia após retirada de lesão no couro cabeludo

MPF move ação contra quatro garimpeiros por exploração ilegal de cassiterita no AM

Flávio Dino dá 10 dias para governo mostrar plano de combate a incêndios

Erosão deixa BR-174 parcialmente interditada no Amazonas

Assuntos Covid-19, destaque, Guillain-Barré, sistema nervoso
Cleber Oliveira 12 de setembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • GERALDA disse:
    14 de setembro de 2021 às 01:51

    Eu gostaria de ter na minha casa energia solar,só assim não gastaria tanto com energia elétrica,e não ficaria no escuro por longos tempos.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Economia

FUP e sindicatos questionam isenção fiscal para refino na ZFM

25 de maio de 2026
Cassiterita
Dia a Dia

MPF move ação contra quatro garimpeiros por exploração ilegal de cassiterita no AM

25 de maio de 2026
Dia a Dia

Erosão deixa BR-174 parcialmente interditada no Amazonas

25 de maio de 2026
Enem 2026
Dia a Dia

Inscrições para o Enem 2026 começam nesta segunda-feira; veja mudanças

25 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?