O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Setor de serviços apresenta melhor desempenho entre as atividades econômicas do AM

21 de maio de 2015 Economia
Compartilhar

Por Cínthia Guimarães, especial para o AMAZONAS ATUAL

MANAUS – Enquanto a indústria apresentou queda de 20% na produção e o comércio recuou 4,1% nas vendas, o setor de serviços no Amazonas apresentou crescimento de 1,8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostrou a pesquisa mensal de serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Março foi um mês de recuperação do setor que vinha apresentando retração desde o primeiro mês deste ano, depois de ter fechado o ano passado com um crescimento de 7,3%. Com isso, o acumulado em 2015 passou a ser de 0,5% e nos últimos doze meses foi de 4,1%.

Como não sofre a influência sazonal em seu cálculo, o indicador da atividade serviços apresenta o melhor desempenho entre as atividades econômicas do Estado. O motivo, explica o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE-AM, Adjalma Jaques, é que o setor de serviços não sofre influência sazonal.

“Comparamos o faturamento de março 2015 com o faturamento de março de 2014. Esse período não sofre interferência, diferente do cálculo para medir o desempenho da produção industrial e do comércio, que levam em conta a inflação do período, o número de feriado e de dias úteis”.

A influência do desempenho mensal reflete os acumulados tanto no ano quanto nos últimos doze meses. Neste último caso, a taxa vem caindo desde janeiro (6,1%), o que indica que o desempenho do setor em 2015 é inferior ao de 2014. Em março de 2014, o desempenho do mês foi de 10,7%, ou seja, quase 9% maior que em março de 2015.

A coleta de dados é feita mensalmente em 300 empresas do setor acima de 20 empregados no Amazonas. O IBGE não sabe mensurar quais os subsetores dos serviços tiveram os melhores desempenhos.

Região Norte

O desempenho da Região Norte surpreendeu em março, com Rondônia crescendo 8,3%, Pará 8% e Amazonas com 1,8%. No entanto o Acre teve a maior queda na região com -5,9%, seguido de Roraima com -5,5%.

Comparando outros estados, a atividade de serviços amazonense ficou na 17ª posição no ranking nacional. Indicando que outros Estados conseguiram elevar bem mais sua receita de serviços. Embora tenha respirado um pouco em março, a atividade ainda não se igualou a outros centros econômicos do país com o mesmo nível da economia do Amazonas.

Demais setores

Em março, as vendas no varejo amazonense variaram -4,1% no volume de vendas. Foi o quarto mês seguido na descendente que começou em dezembro do ano passado com -5,1%. Com isso, o comércio já acumula perdas de -4,2% em 2015. Já o acumulado nos doze últimos meses foi a -1,1%. O desempenho de março colocou o Estado na 24ª posição no país.

A indústria, atividade com maior força para o PIB do Amazonas, teve o pior desempenho do Brasil no mês de março, com queda de 20,6% em comparação ao mesmo mês de 2014. Há 12 meses o Estado vem acumulando resultados negativos neste tipo de confronto, sendo que neste mês teve a mais intensa queda desde julho de 2012 (-24,3%).

Notícias relacionadas

Aneel mantém taxa na conta de luz com bandeira amarela em agosto

Ganho do trabalhador com lucro do FGTS é mínimo; entenda o cálculo

Só 19,8% da população do Amazonas têm chances de ficar rico

Desenrola Brasil foi usado em 544 anúncios falsos nas redes sociais

Desbloqueio do Orçamento alcança Cidades, Transportes e Fazenda

Assuntos crescimento, desempenho, Faturamento, IBGE, serviços, Vendas
Valmir Lima 21 de maio de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Brasil tem desemprego de 5,4%, o menor já registrado pelo IBGE (Foto: Fotos Públicas)
Economia

Desemprego atinge menor nível desde 2012; salário médio é de R$ 3.738

30 de julho de 2026
Na Região Norte, o Amazonas respondeu por quase 19% da receita do comércio e por cerca de 1% do faturamento nacional do setor (Foto: CDL/Divulgação)
Economia

Comércio faturou R$ 84,4 bilhões no Amazonas, registra o IBGE

29 de julho de 2026
No acumulado de 2026, o Amazonas cai 0,6% e ocupa a última posição do país (Foto: Arquivo/CNM)
Economia

Serviços crescem 1,8% em maio, mas AM têm o pior resultado em 2026

16 de julho de 2026
Alagação de rua em Manaus nesta quarta-feira: recursos federais para ações de defesa civil (Imagem: Instagram/Reprodução)
Dia a Dia

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

5 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?