Da Redação
MANAUS – Dos oito deputados federais do Amazonas, apenas José Ricardo (PT) votou contra o projeto de reforma da Previdência, nessa quarta-feira, 10, aprovado em primeiro turno na Câmara. Votaram a favor da reforma Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (PSL), Delegado Pablo (PSL), Marcelo Ramos (PL), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara.
A aprovação do texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19) por 379 votos favoráveis e 131 contrários refletiu a orientação dos líderes partidários sobre o tema. Encerradas as quase três horas de discursos dos líderes, 17 partidos indicaram o voto favorável, 6 apontaram voto contrário e 1 liberou os deputados para votar de acordo com sua convicção.
O petista José Ricardo diz que o governo não precisaria da reforma. “Diz que a arrecadação para a Previdência é insuficiente para pagar as aposentadorias. Mas a verdade é que arrecadação para a seguridade social (previdência, assistência social e saúde), prevista na Constituição Federal, com recursos de impostos, vai aumentar quando melhorar a economia, aumentar o emprego, mas o governo não tem nenhum plano para a economia. Lógico: sem emprego, não tem arrecadação”, argumentou.
José Ricardo disse que o governo usou a velha tática do “toma lá, dá cá”, para aprovar o projeto, beneficiando os deputados de sua base política e os deputados do chamado centrão. “No Diário Oficial da União, do dia 8 de julho de 2019, saiu a lista de verbas que o governo está liberando para aprovar o projeto da Reforma da Previdência”, disse.