
Do ATUAL
MANAUS — A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) começou na segunda-feira (17) a realizar o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2025. Serão vistoriados 25.764 imóveis nos 63 bairros de Manaus até o dia 27 de março. O trabalho será realizado por 284 profissionais, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e coordenadores.
O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, explicou que o LIRAa avalia o risco de infestação do Aedes aegypti em Manaus. A coleta de dados é necessária para planejar ações de controle e prevenção de arboviroses como a dengue, zika e chikungunya.
As visitas domiciliares ocorrerão das 8h às 14h para identificar criadouros do mosquito e eliminar focos de água parada. Moradores serão orientados sobre a importância de eliminar depósitos de água.
A Semsa utilizará as informações do LIRAa para classificar os bairros de Manaus com risco alto, médio ou baixo para a ocorrência dessas doenças e definir ações de controle do mosquito.
Casos
Até 1º de março de 2025, Manaus registrou 308 casos confirmados de dengue, redução de 81,8% em relação ao mesmo período de 2024. Não houve registros de casos de zika, apenas 13 de chikungunya. No mesmo período de 2024 foram 5 casos.
A Semsa reforça a importância da participação da população no controle do mosquito. A estratégia Check List 10 Minutos Contra o Aedes orienta a população a dedicar 10 minutos semanais para eliminar focos de água parada, ajudando a reduzir a proliferação do mosquito.