MANAUS – Nesta sexta-feira 10, chegou ao fim a Semana da Criança no Núcleo de Conciliação do Fórum Henoch Reis, no bairro São Francisco, em Manaus. Desde a última segunda-feira 6, pais e filhos com passagem pelo Núcleo este ano participaram das atividades, que incluíram a distribuição de livretos do Estatuto da Criança e do Adolescente e até um espetáculo apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), além de atividades recreativas e lúdicas aos menores.
Coordenador do núcleo, o juiz de Direito, Gildo Alves de Carvalho Filho, explica que, a cada ano, uma fábula infantil é usada para contar os direitos da criança e adolescente. Em 2014, o tema foi a Liga da Justiça. “É uma forma de trazer as crianças para o ambiente da justiça de uma maneira amena”, ressaltou.
A coordenadora da área psicossocial do núcleo, Ednaide Maria, acredita que, graças a participação dos pais, o objetivo foi atendido. “O mais importante é se reconhecerem como pai e mãe responsáveis pela educação e afeto aos filhos. São pais que chegaram por força de um conflito intenso e foram transformados. Saíram daqui agradecidos”.
Psicóloga do Núcleo, Munique Therense conta que participaram de bebês até adolescentes de 15 anos. Durante a semana, o trabalho foi dividido de acordo com a faixa etária da criança.
“A proposta é trazer as crianças, ensinando a elas os direitos fundamentais, vivenciando o tribunal de uma outra forma. Fizemos brincadeiras só com as crianças, com os pais. Teve pai correndo, torcendo pelo filho. Distribuímos kits também com material escolar e material lúdico dos superheróis. O mais importante foi falar sobre o direito a convivência familiar, que a criança pode conviver com os dois pais”, resumiu Munique.