
Da Redação
MANAUS – O secretário de Saúde e vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, visitou, na madrugada deste domingo, 13, a maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, para identificar os problemas enfrentados pela população e propor soluções. A visita foi transmitida ao vivo no Instagram pessoal dele.
Almeida chegou de surpresa e conversou com funcionários de cada setor da maternidade, questionando sobre procedimentos, equipamentos, equipes de plantão entre outros.
Um dos problemas identificados foi a falta de controle de médicos e enfermeiros de plantão. “Se por acaso há uma necessidade de substituição, tem que manter a escala correta. Essa é a crise de todos os problemas, porque a gente não verifica o profissional que deveria estar aqui”, disse Almeida à equipe da maternidade.
Outro problema encontrado na maternidade foi a insuficiência de sala de parto. Uma funcionaria informa ao secretário que só há duas sala de parto onde são feitos em média mil partos por mês, ou 33 por dia.
Em uma das salas visitadas por Almeida havia um ar-condicionado portátil. A funcionária informa que o equipamento foi levado por um médico porque o ar-condicionado central não está funcionando.
Na maternidade visitada também faltam roupas cirúrgicas para pacientes, segundo o rela de outra funcionária.
Carlos Almeida informa, no Instagram, que a equipe técnica que o acompanhou vai adotar medidas imediatas para sanar os problemas identificados. “Com nossa equipe técnica, saímos da unidade de saúde com várias medidas que serão imediatamente adotadas. Esse trabalho será constante, para levantar problemas e melhorar o atendimento”, diz o texto no final do vídeo.