Do ATUAL
MANAUS – A seca dos rios no Amazonas esvaziou o turismo em comunidades ribeirinhas do Amazonas. Em Santa Helena do Inglês, a 1h30 de Manaus, a pousada Vista do Rio Negro fechou as portas para os próximos dois meses pela falta de condições de manter a logística e estrutura para receber novos turistas durante a estiagem.
“A gente teve que desmarcar reservas e devolver dinheiro. Eu nunca tinha visto uma seca tão forte assim”, diz a gestora da pousada Adriana de Siqueira, que lamenta o impacto no negócio. “Algumas doações estão chegando (para a comunidade), mas a gente não queria viver de doação, a gente quer viver do nosso trabalho”.
A seca do Rio Negro afeta também a disponibilidade dos serviços estadual e municipal de saúde e educação. “Os médicos não estão mais visitando as comunidades e as aulas estão suspensas”, diz Adriana.
Em Santa Helena, no lugar dos típicos barcos tratores estão sendo usados para o transporte de alimentos em um trajeto de 20 minutos – em alguns dias de até uma hora. Os moradores auxiliam a pé.
A comunidade está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, coordenada pela FAZ (Fundação Amazônia Sustentável) e mantidas com recursos do Fundo Amazônia.
Outra comunidade afetada é Saracá. “Acho que essa seca tá pior que a de 2010, porque tá mais difícil pra sair e chegar nas comunidades. E naquela época não tinha fumaça”, afirma Sebastião Brito, presidente comunitário da Comunidade Saracá.
Aliança Amazônia Clima
A FAS coordenou a fundação da Aliança Amazônia Clima para receber doações de itens de primeira necessidade destinados às comunidades mais afetadas pela seca. Os 150 moradores de Santa Helena e Saracá foram os primeiros a receber donativos.
A Aliança Amazônia Clima está arrecadando alimentos não perecíveis, água potável e valores financeiros para compra de itens de necessidade básica em apoio às comunidades afetadas pela seca extrema na região. As doações podem ser entregues na sede da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, em Manaus (AM). As contribuições financeiras podem ser feitas por meio da chave PIX 03351359000188 – Fundação Amazônia Sustentável e pelo site bit.ly/doe-amazonia.
As doações arrecadadas até o momento ultrapassam os R$ 100 mil e foram convertidas na compra de cestas básicas, kits de higiene, galões de água mineral, materiais para construção de sistemas de captação e tratamento de água.