MANAUS – Ter uma rede de relacionamentos que possa proporcionar troca de experiências, de informações, de conhecimento, um espaço de busca de novas oportunidades é fundamental para quem busca alta performance na carreira e o sucesso profissional. Sabe aquela frase que diz que quem não é visto não é lembrado, ou estar no lugar certo na hora certa? É a mais pura verdade.
A palavra networking é, relativamente, nova. De origem inglesa, surge com a era da internet. Mas o conceito é antigo e tem raízes profundas na interação social e nos relacionamentos interpessoais. O ser humano é um ser de relacionamento e, com a modernidade, essa necessidade só aumentou, principalmente para quem tem metas ambiciosas na vida.
Ter a capacidade de construir e manter relacionamentos sólidos com outros profissionais, colegas, parceiros de negócios e mentores fará uma grande diferença, se você quer mesmo mudar os rumos da sua carreira ou solidificar a que já tem.
Um amplo círculo de contatos pode abrir portas para oportunidades profissionais, como promoções, novos projetos, investimentos e até mesmo mudanças de emprego. Quando você estabelece conexões sólidas, fica mais propenso a ser o primeiro a saber sobre vagas de emprego ou oportunidades de negócios.
Networking permite o compartilhamento de informações e experiências com outros profissionais. Isso possibilita a aquisição de insights valiosos, aprendizado constante e acesso a melhores práticas do setor, o que pode impulsionar sua capacidade de tomar decisões informadas e aprimorar suas habilidades de gestão.
Conectar-se com pessoas mais experientes na área pode proporcionar orientação valiosa. Um mentor pode oferecer conselhos, insights e feedback que o ajudarão a crescer como gestor e enfrentar desafios de maneira mais eficaz.
Um networking bem-sucedido ajuda a construir uma reputação sólida no mercado. Relacionar-se com pessoas influentes e bem respeitadas em sua área pode refletir positivamente em você, gerando confiança e credibilidade entre colegas, subordinados e superiores.
Através de parcerias e colaborações com outros profissionais e empresas, você pode expandir seus recursos, acessar novos mercados e desenvolver projetos mais ambiciosos. Uma rede sólida facilita a busca por parcerias estratégicas que impulsionem o desempenho do seu departamento ou empresa.
Em momentos de crise ou desafios, a rede de contatos pode ser uma fonte de apoio crucial. Poder contar com a experiência e a ajuda de colegas confiáveis pode ser reconfortante e prático.
Networking expõe você a uma variedade de perspectivas e ideias. Isso o ajuda a pensar de forma mais ampla e criativa, o que é essencial para a alta performance, já que a solução de problemas complexos muitas vezes requer uma abordagem inovadora.
Para ser eficaz em sua rede de contatos, é importante adotar uma abordagem genuína e de longo prazo, onde o foco está em construir relacionamentos significativos, em vez de simplesmente acumular contatos. A qualidade de suas conexões deve superar a quantidade. Além disso, é importante ser proativo ao participar de eventos, conferências, grupos profissionais e redes sociais, onde você pode conhecer novas pessoas e fortalecer os laços com as que já conhece.
Mas lembre-se, não vá a um evento de networking sem ter em mente um objetivo claro. Saiba o que vai fazer lá e não fique conversando qualquer coisa com pessoas aleatórias. Escolha eventos que tenham a ver com o que você faz, seja um _ happy hour_, meetup ou conferência. Mas, antes, observe quem estará lá, quem pode ser interessante para uma boa interação.
Leve suas contribuições também e mostre que se importa com o desenvolvimento dos outros. Ao se apresentar, tenha um bom script sobre o que você faz, seu resultado e contribuições para o seu negócio.
Vá direto ao ponto sobre suas qualidades profissionais. Temos que garantir que os outros estejam conscientes do que estamos fazendo e para onde estamos nos movimentando, para que possamos nos conectar com as oportunidades certas.
Outra dica importante é criar conteúdos. Escreva sobre o que você faz, mostre que você é referência na sua área.
Ao final dos eventos, ative seus contatos. Não adianta trocar cartões, sem que depois seja aberto um diálogo. E seja bem ativo nas redes sociais.
Saia da caixinha!
Roseane Mota é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna do programa mentorado Bússola Executiva. É servidora pública do quadro efetivo do Estado e coordenadora de Comunicação na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, do Governo do Amazonas.
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