O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

‘Sai da fossa, Manaus’ pede instalação de rede de esgoto na capital

20 de setembro de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
Ação na Ponta Negra feita pela ONG Minha Manaus: pedido por mais esgoto (Foto: Tadeu Jr/Nossas/Minha Manaus)
Da Redação

MANAUS – Um grupo de jovens ativistas em Manaus pediu ao prefeito David Almeida (Avante) maior cobertura de esgoto na cidade. Eles fazem parte do Nossas, organização sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 2011 e chegou a Manaus em junho deste ano com o projeto ‘Minha Manaus‘.

Com a campanha ‘Sai da fossa, Manaus!‘, o grupo tem disparado e-mails constantes ao gabinete do prefeito pedindo que ele “se comprometa a garantir o aumento da cobertura do serviço de esgoto para no mínimo 60% da população manauara até o fim do seu mandato em 2024”.

Até o momento, 1.251 pessoas assinaram a campanha e enviaram e-mails ao prefeito. Ele ainda não se posicionou sobre a cobrança. O pedido também se estende em perfis de redes sociais e ações presenciais na cidade.

Ação foi feita em bairros da cidade de Manaus, pelo projeto ‘Minha Manaus’ (Foto: Tadeu Jr/Nossas/Minha Manaus)


“Queremos que essa concessão (com a Águas de Manaus) seja revista porque são anos de marasmo na capital, temos lugares em Manaus totalmente abandonados. Só 22% da malha urbana é contemplada com tratamento de esgoto. Queremos o comprometimento do prefeito de que teremos 60% de saneamento básico na cidade até o fim de seu mandato”, diz Izamir Barbosa, mobilizador do Nossas.

O projeto do Nossas também é feito no Rio de Janeiro, com o ‘Meu Rio’ e em São Paulo com o ‘Minha Sampa’. Em 2014, em parceria com outros coletivos paulistas, o Nossas garantiu a abertura da Avenida Paulista aos domingos para pedestres.

Antes, em 2013, o coletivo também mobilizou campanha para impedir que a Escola Municipal Friedenreich fosse demolida para virar estacionamento do Maracanã.

Em Manaus, o projeto pretende mobilizar por direitos das mulheres, inclusão econômica, debates ambientais e de cidades. “Vamos sempre olhar para essas vertentes pra ver se existe oportunidade de mobilização”, explica Izamir.

Insatisfação

O próprio prefeito David Almeida, em agosto deste ano, pediu estudo para analisar a viabilidade de encerramento do contrato de concessão com a Águas de Manaus, que é válido até 2045. Segundo a prefeitura, o esgotamento sanitário na capital amazonense é de apenas 22%, enquanto o abastecimento de água alcança 95% das casas.

“Há um déficit histórico de investimentos em esgotamento sanitário. Sabemos que esse serviço quando ofertado proporciona mais saúde para nossa população, por isso queremos esse estudo técnico”, disse o prefeito.

Notícias relacionadas

Estudo contesta pesquisa da Prevent Senior sobre kit Covid

No Amazonas, mulheres rejeitam cada vez mais o sobrenome do marido

Senado aprova PEC que autoriza bilhões para caminhoneiros, taxistas e Auxílio

Maioria do STF vota para que governo envie recursos para o Fundo Clima

Caixa Econômica terá comitê de crise para apurar denúncias de assédio

Assuntos ativistas, destaque, Minha Manaus, Prefeitura de Manaus, Saneamento Básico
Redação 20 de setembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

votação no Senado PEC
Política

Senado aprova PEC que autoriza bilhões para caminhoneiros, taxistas e Auxílio

30 de junho de 2022
moradia centro de manaus
Dia a Dia

Imóveis abandonados no Centro de Manaus devem receber 180 moradias

30 de junho de 2022
Electrolux oferece estágios em várias áreas da empresa (Foto: YouTube/Reprodução)
Economia

Electrolux abre vagas de estágio com oportunidades para Manaus

30 de junho de 2022
Economia

FGV divulga relação final de aprovados no concurso da Sefaz-AM

30 de junho de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?