Do ATUAL
MANAUS — Além do Rio Negro, os rios Solimões e Amazonas também voltaram a seca após a vazante se estabilizar. Segundo o SGB (Serviço Geológico Brasileiro), na orla de Manaus o nível do Rio Negro recuou 32 centímetros em uma semana, atingindo 12,18 metros nesta quinta-feira (31).
Em Tabatinga, a redução foi de 10 centímetros, em média, por dia, enquanto em Itapéua, no município de Coari, o nível se manteve estável. Em Manacapuru, o recuo médio diário foi de 3 centímetros.
A profundidade também é menor em trechos do Rio Amazonas nos municípios de Itacoatiara e Parintins. Houve seca também em Óbidos e Santarém, no Pará. No Rio Madeira, o nível da água subiu em Humaitá.
O SGB registrou elevação do nível do Rio Branco na orla da capital, Rio Branco. Segundo o SGB, os níveis das estações de monitoramento na região continuam muito baixos para o período.
Na Bacia do Rio Negro foram registradas subidas em São Gabriel da Cachoeira, mas o recuo persistiu em Tapuruquara e Barcelos, com descidas médias diárias de 5 centímetros.
Após alcançar um recorde de 12,11 metros no dia 9 de outubro, o nível do Negro subiu novamente para 12,50 metros no dia 13, mas, a partir do dia 25, voltou a declinar, fenômeno conhecido como “repiquete”.