
Do ATUAL
MANAUS – Quadrinistas amazonenses são atrações neste sábado (17), na Livraria Valer, em Manaus, em evento sobre Histórias em Quadrinhos (HQs). Promovido pelo Black Eye Estúdio, o evento reúne Ademar Vieira, que integra a celebrada coletânea MSP 90 Anos, e Emerson Medina, autor do roteiro de ‘A Batalha de Itacoatiara’, ilustrada por Romahs Mascarenhas e Tieê Santos.
A coleção MSP 90 Anos celebra nove décadas do universo criado por Maurício de Sousa ao convidar artistas de diferentes regiões do país a reinterpretarem personagens clássicos. Representando Manaus na antologia, Ademar Vieira, que é jornalista, roteirista e ilustrador, escolheu revisitar Papa-Capim, personagem indígena.
Para Vieira, o personagem lembra suas raízes amazônicas. “O Papa-Capim sempre teve uma ligação com a defesa da natureza, mas eu quis atualizar esse discurso a partir da mitologia indígena. Foi um processo intenso de pesquisa, com livros e documentários, até chegar a uma narrativa concisa, mas carregada de significado”, afirma o autor.
Outra obra, ‘A Batalha de Itacoatiara’, resgata um episódio pouco conhecido da história do Amazonas: um confronto naval ocorrido na Revolução Constitucionalista de 1932 em Itacoatiara, município situado a cerca de 267 quilômetros de Manaus.
Segundo Emerson Medina, jornalista e roteirista da obra, a HQ nasce do desejo de iluminar capítulos esquecidos da história brasileira. “Temos acontecimentos poderosíssimos em todas as regiões do país que raramente chegam ao imaginário popular. Ao mesmo tempo em que valorizamos essas narrativas, a HQ também reforça uma mensagem clara: a guerra, especialmente quando é entre irmãos, nunca deveria ser celebrada”, ressalta.
A partir das 17h, o público poderá acompanhar uma mesa redonda com os autores que discutirão os caminhos da criação em quadrinhos, passando por escrita de roteiro, construção visual e os desafios de produzir HQs de forma independente na Região Norte.
A Livraria Valer está localizada no Largo São Sebastião, no Centro Histórico.
