O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Sandoval Alves Rocha

Proteção popular de defensores(as) dos direitos humanos

27 de maio de 2022 Sandoval Alves Rocha
Compartilhar


Entres os dias 17 e 19 de maio aconteceu em Brasília o Encontro Nacional de Proteção Popular dos defensores e defensoras dos Direitos Humanos. O evento aconteceu no Centro Cultural Missionário, reunindo dezenas de organizações e movimentos preocupados com as vidas dos defensores dos direitos humanos, tendo em vista as agressões que estes coletivos têm sofrido. Infelizmente, o Brasil não tem demonstrado compromisso com a defesa e valorização da vida, chegando a despontar entre os países que mais agride e mata defensores destes direitos.

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que entre 2015 e 2019, 1323 defensores e defensoras de direito foram assassinadas em todo o mundo, sendo que 166 eram mulheres e 174 eram brasileiros e brasileiros, colocando o Brasil em segundo lugar com maior número de assassinatos, atrás apenas da Colômbia com 397 casos. De acordo com esses dados, o Brasil é responsável por 13% de todas os assassinatos de defensores e defensoras ocorridos em todo o mundo.

A proteção a defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil está amparada pelo Decreto número 6.044/2007, que aprovou a Política Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos e pelo Decreto 9.937/2019, que instituiu o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. Os defensores e defensoras são imprescindíveis à Democracia, à manutenção da paz e do desenvolvimento sustentáveis de todos os estados e nações. Mas as recomendações de proteção têm sido comumente ignoradas no atual governo brasileiro, estimulando perseguições e mortes.



Para que esta situação seja alterada é necessário não somente que a legislação seja cumprida por parte do Estado, mas também que a sociedade civil se engaje na promoção dos direitos humanos, buscando construir sociedades mais justas, fraternas e sustentáveis. No Brasil, para que tais sociedades sejam viabilizadas é urgente que os grupos conservadores, setores antidemocráticos e agentes políticos interrompam os ataques à democracia e ao processo eleitoral. É importante repudiar as proposta de liberação indiscriminada do uso de armas que fortalecem ações milicianas e incentivam grupos específicos a recorrerem à violência para reprimir e atacar opositores.

Essas sociedades serão possíveis somente quando repudiarmos a todos os retrocessos e ataques aos direitos humanos feitos por políticas de alteridade fiscal, pelo orçamento secreto, os ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, os ataques aos povos indígenas, comunidades tradicionais, juventude negra e LGBTQUIA+, o incentivo à grilagem, o desmonte de políticas públicas como a Reforma Agrária, a devastação das florestas e dos bens comuns e a falta de cuidado com o ambiente natural.

O respeito e a promoção dos direitos humanos na sua complexidade e interfaces com as dimensões sociais, políticas, culturais e ambientais contribuirão com a superação de mentalidades violentas e antidemocráticas, criando as condições necessárias para a construção da paz e da vida comunitária.


*Sandoval Alves Rocha é doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Ciências Sociais pela Unisinos/RS, bacharel em Teologia e bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (MG). Membro da Companhia de Jesus (Jesuíta), atualmente é professor da Unisinos e colabora no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), sediado em Manaus/AM.



Os artigos publicados neste espaço são de responsabilidade do autor e nem sempre refletem a linha editorial do AMAZONAS ATUAL.

Notícias relacionadas

Violência e corrupção corroem a democracia brasileira

O bom senso vencerá o obscurantismo

Mortes de jornalistas são ataques à democracia, afirma relatora da ONU

Uso sustentável de água, energia e alimentos pode salvar a humanidade

ONU clama por reforço nas buscas para encontrar indigenista e jornalista no AM

Assuntos assassinatos, Direitos Humanos, ONU, violência
Cleber Oliveira 27 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Sandoval Rocha
Sandoval Alves Rocha

Violência e corrupção corroem a democracia brasileira

24 de junho de 2022
Irene Khan defende punição a autores de morte de jornalista Dom Phillips (Foto: YouTube/Reprodução)
Política

Mortes de jornalistas são ataques à democracia, afirma relatora da ONU

16 de junho de 2022
Dia a Dia

Uso sustentável de água, energia e alimentos pode salvar a humanidade

15 de junho de 2022
Bruno Pereira e Dom Phillips
Dia a Dia

ONU clama por reforço nas buscas para encontrar indigenista e jornalista no AM

10 de junho de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?