Do ATUAL
MANAUS – Pré-candidato à reeleição, o prefeito David Almeida (Avante) propõe uma versão melhorada do seu primeiro mandato, focando na ampliação de serviços que beneficiam pessoas de baixa renda, como a construção de novos restaurantes populares e de unidades habitacionais. As propostas constam no plano de governo apresentado por David à Justiça eleitoral.
O documento, que relaciona de forma superficial a maioria das ideias do pré-candidato, tem como principal novidade a construção do primeiro hospital municipal da capital amazonense.
David afirma, no plano, que a unidade hospitalar oferecerá diagnósticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos para casos mais simples, que não necessitam de internação. Ele não dá mais detalhe sobre a proposta.
David reservou 38 de 72 páginas do plano de governo para relembrar feitos da atual gestão, que ele classificou como “governo de rua”, que percorre bairros e ouve pessoas. Ele promete usar, em eventual segundo mandato, a experiência acumulada nos últimos quatro anos para garantir o desenvolvimento da cidade.
Ao prestar contas do governo, o prefeito afirmou que enfrentou as três maiores crises da história da capital: a pandemia de Covid-19, maior seca e maior cheia. Segundo ele, isso atrasou alguns projetos, mas que “a casa está arrumada”, com salários de servidores pagos em dia e data-base atualizada, sem greve do funcionalismo público e do transporte público.
Entre as propostas de assistência a pessoas de baixa renda estão a ampliação do número de restaurantes populares, que beneficiaram milhares de pessoas em diferentes zonas de Manaus. Ele também propõe construir novas creches e mais escolas de ensino fundamental na capital. David quer, ainda, construir duas centrais de Cadastro Único para ampliar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nas áreas de infraestrutura e de mobilidade urbana, David propõe algumas soluções para vias que hoje têm o trânsito pesado, como a interligação da Avenida Brasil com a Avenida Coronel Teixeira, na zona oeste de Manaus. Lá, o prefeito promete construir um viaduto.
David também repete promessas da última campanha, como o alargamento da Avenida André Araújo. O prefeito quer criar uma terceira faixa na via.
O programa também quer mais UBSs e Caps (Centros de Atenção Psicossocial), concluir o Parque Encontro das Águas e continuar a reforma de feiras e a construção de seis novas feiras e mercados.
Em relação a habitação e urbanismo, o plano de governo propõe o avanço em projetos de regularização fundiária e a construção de novas unidades habitacionais. O prefeito quer avançar na implementação do primeiro bairro planejado de Manaus, que ele anunciou em junho deste ano.
No funcionalismo público, David propõe a criação de um programa de reestruturação das carreiras públicas municipais e a implementação do programa menor aprendiz na prefeitura.