MANAUS – Oieee, seja bem-vindo ao Etiquettar, nossa coluna sobre etiqueta e comportamento do Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou Especialista em Etiqueta Comportamental e já quero te fazer um convite! Me segue nas redes sociais, lá temos conteúdos diários sobre Etiqueta.
Iniciaremos uma hoje uma super aula sobre Preparação para o sucesso que consistirá em duas aulas incríveis. Então vamos lá!
A pessoa que vive a Etiqueta não passa despercebida em nenhum lugar. Ela é notada, admirada. Normalmente a pessoa que tem Etiqueta ela tem sucesso e sabe por quê? Porque ela é inspirável, prospera, realizadora e tem as rédeas de sua vida.
E para alcançar isso, não basta apenas seguir as regras de Etiqueta e sim vive-la, adotá-la como estilo de vida mesmo. Ou seja, mesmo que ninguém esteja te vendo, você faz o que precisa ser feito, é natural.
Tudo que aprendemos aqui você aplica em qualquer lugar, nos seus relacionamentos, em uma entrevista de emprego, ao falar com um cliente, ao gravar um vídeo ou quando se está em um evento, todos percebem a diferença entre você e a multidão.
Sabe qual é o resultado? As pessoas querem estar com você, te convidam para eventos, te pedem opinião e principalmente, contratam seu produto ou serviço, ou te promovem.
E para colher toda essa transformação, você precisa desenvolver um espírito aprendiz!
Quando se trata de aprender Etiqueta, isso não é para qualquer um. Muitas pessoas se opõem por achar que não precisam, por orgulho mesmo e até por desconhecimento.
Segundo o livro “A Etiqueta” que faz a diferença nas empresas de Maria Elisabeth Farina Guirao, ela nos fala que o fato é que todos temos hábitos e condicionamentos adquiridos através dos anos, os quais achamos adequados e nem cogitamos mudar. E se alguém nos disser que temos de mudá-los, é natural que resistamos a princípio. Pois temos certa tendência a acomodação.
A etiqueta frequentemente mexe com conceitos cristalizados, que dificultam a aceitação de conceitos novos. Mudar ou simplesmente questionar-se significa faze um grande esforço.
E ainda tem mais, mesmo que tenhamos essa disposição, também vamos precisar olhar para crenças e concepções profundas que a recebemos da nossa educação.
O que preciso fazer então Ynglety?
Precisamos ser capazes de identificar os comportamentos que precisam ser modificados ou até eliminados e o caminho para isso é o Autoconhecimento.
Faça uma autoavaliação
Desenvolva sua autocritica
Observe seu modo de ser
Observe o que te incomodo nos outros e veja se você não repete
Peça uma opinião honesta sobre você
Fique atento as críticas que recebe
Dessa forma, você vai começar a percebe que tem muito mais em você que precisa mudar e a etiqueta vai te ajudar nisso!
E essa foi mais uma matéria para o Etiquettar, nossa coluna sobre etiqueta e comportamento do Amazonas atual. Quer aprender mais sobre etiqueta, deixarei aqui na descrição desse vídeo o link para nossos cursos! Participe!